As declarações do ministro de Assuntos Exteriores do Japão, Katsuya Okada, que voltou a usar o termo “ilegalmente ocupado” a respeito das Ilhas Kuriles do Sul, são politicamente incorretas, declarou hoje o porta-voz da chancelaria russa, Andrei Nesterenko.
“A Rússia considera que são declarações inadmissíveis e politicamente incorretas porque as Ilhas Kuriles do Sul foram integradas ao território soviético partindo dos resultados da Segunda Guerra Mundia”, expressou o diplomata.
Ademais, agregou: “Tais declarações feitas por pessoas oficias do governo não contribuem para o desenvolvimento da cooperação entre os dois países.”
Moscou e Tóquio não logram firmar desde 1945 o tratado de paz devido ao contencioso sobre as 4 Ilhas Kuriles do Sul (Iturup, Kunashir, Shikotan e Habomai). Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as ilhas foram transferidas à URSS em virtude dos acordos internacionais. O direto das ilhas obviamente chegou a ser da Rússia, cuja soberania sobre as ilhas têm direito legal e não deixa margem para dúvida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário