Winston Churchill |
Segundo o historiador, Churchill pôde ter concebido tal plano porque ao manter contato com o Dulce, através de cartas, antes de começar a guerra, o primeiro ministro britânico expressava sua admiração e pelas políticas do líder fascista. Ao sair à luz essas cartas comprometedoras depois da guerra, elas poderiam por fim a carreira política do primeiro ministro britânico.
Mussolini foi capturado por membros da resistência italiana em 27 de abril de 1945, quando o mesmo tentava fugir para Suíça. Esse acontecimento se passou na aldeia de Dongo, às margens do Lago de Como, no norte da Itália. No dia seguinte, 28 de abril de 1945, Mussolini foi fuzilado.
Churchill empreendeu uma viagem ao Lago de Como em setembro de 1945, para dedicar-se a pintura. Milza diz que primeiro ministro britânico esteve em segredo na Itália nessa ocasião. A casa que Churchill se hospedou ficava apenas poucos quilômetros do local onde Mussolini foi capturado.
Há relatos que depois da captura do Dulce, alguns bens que estavam com ele foram destruídos. Milza escreve que foram jogados no Lago de Como. Na opinião de Milza, não se pode descartar que durante a sua viagem, Churchill levou alguns agentes secretos britânicos, os quais estiveram engajados na busca dos documentos do Dulce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário