Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O "Vendedor da Morte" Viktor Bout pode revelar aos EUA segredos do Kremlin

Viktor Bout atrás das grades
O empresário russo Viktor Bout, conhecido como o “Vendedor da Morte”, está vinculado por um segundo a Vladmir Putin, chefe do governo russo, e pode revelar aos EUA alguns segredos do Kremlin, escreve a revista americana Newsweek.

Bout foi preso na Tailândia em março de 2008 por uma ordem emitida pela justiça americana, que o acusava de tráfico ilegal de armas, e agora, Bout prepare-se para enfrentar o julgamento nos EUA, onde será deportado em breve.

Os jornalistas averiguaram que nos anos 80, Viktor Bout, prestou serviço militar em Moçambique, sob as ordens do Oficial da KGB, Igor Sechin, atualmente vice-presidente do governo encabeçado por Vladimir Putin.

Depois da desintegração da URSS, Bout se dedicou ao fornecimento de armas e material bélico russo. Na opinião de Douglas Farr, especialista do Centro de Valorizações Internacionais e Estratégia, com sede em Washington, e autor do livro “O Senhor da Guerra” (Lord Of War) sobre Bout, o empresário russo esteve traficando armas durante 20 anos sob a supervisão e complacência do Kremlin.

Em 2005, Bout foi visto no Irã e em 2006, no Líbano. Supostamente esteve fornecendo a esses países armamento russo, que posteriormente a guerrilha libanesa Hizbollah usara na Guerra de junho de 2006, contra Israel.

Segundo as acusações, o “Senhor da Guerra” foi preso em Bancoc, capital da Tailândia.  Foi preso ao tentar vender armas para membros das FARC, que na realidade, eram agentes da agentes da Administração de Controle de Drogas (DEA).

Segundo uma das versões, aquela foi uma transação não foi ordenada por Bout, porque nela estava envolvidos funcionários do governo russo. Alguns analistas opinião que o fornecimento de armas à guerrilha colombiana, seria uma espécie de vingança, ao fato dos americanos terem fornecido mísseis Stinger aos rebeldes afegãos na década de 80, mas precisamente na Guerra do Afeganistão, onde a URSS conduziu uma invasão e ocupação daquele país.

Anthony Davis, especialista em segurança da companhia IHS Janes, comenta que as autoridades americanos estão impaciente para poder tirar de Bout os segredos do Kremlin, como por exemplo, o segredo da proliferação dos mísseis anti-aéreos russos Igla no mercado negro.

Moscou tem declarado que a decisão da Tailândia de extraditar um cidadão russo para os EUA é ilegítima e tem uma conotação política.


Newsweek: What Is the Kremlin Hiding?

Nenhum comentário:

Postar um comentário