Os testes tem como objetivo superar os defeitos de fabricação do míssil
O lançamento de testes do míssil intercontinental balístico Bulava será realizando entre os dias 9 e 12 de setembro, revelou à RIA Novosti uma fonte da indústria bélica russa.
“A nova data para o início dos lançamentos de testes é a próxima semana. O lançamento será realizado entre o dia 9 e 12 de setembro. Tudo esta pronto para a reinicialização dos testes. Técnicos na engenharia de mísseis e submarinistas da Frota do Norte da Armada Russa estão aguardando uma ordem a respeito. Creio que dessa fez não os testes não serão suspendidos”, disse a fonte.
Segundo a fonte, é esperando que o lançamento seja realizado com êxito.
“Se tudo sair como o planejado, antes do fim do ano serão realizados mais dois ou três testes”, adiantou.
Os testes foram suspendidos em virtude de vários lançamentos fracassados. Segundo apurou uma investigação levada a cabo por uma comissão estatal, o último teste fracassado deveu-se a um defeito no processo na fabricação do míssil.
Como conseqüência, o Ministério da Defesa decidiu suspender a prova programada para o inicio de agosto, com isso toda cadeia de produção do míssil foi reavaliada.
O míssil balístico intercontinental R-30 3M30 Bulava (RSM-56 nos tratos internacionais e SS-NX-30 na classificação OTAN) é o novíssimo foguete de três etapas e de propelente sólido (nas duas primeiras etapas e líquido na terceira), laçado por submarino.
O míssil tem alcance de 8.000 km e pode carregar seis ou dez ogivas nucleares hipersônicas independentes de 100 a 150 kt cada uma. As ogivas são capazes de mudar a trajetória de vôo.
Os novos mísseis serão instalados nos submarinos nucleares do Projeto 955 (classe Borei) de última geração. Cada submarino tem 12 tubos lançadores. A Rússia planeja construir oito submarinos dessa classe para 2015.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário