Míssil de cruzeiro anti-navio "Qader" |
O vice-ministro da Defesa do Irã anunciou que o seu país planeja revelar um novo míssil de cruzeiro de médio-alcance em um futuro próximo.
“O míssil de cruzeiro Meshkat, se Deus quiser, será revelado em breve, ele tem alcance de mais de 2.000 km. Ele será a ponta de lança das Forças Armadas da República Islâmica”, disse o brigadeiro-general Mehdi Farahi, que também é diretor da Defense Ministry’s Aerospace Organization.
O Meshkat será instalado nos submarinos, em plataforma em terra e também nos caças iranianos.
Farahi disse que o Ministério da Defesa do Irã já produziu cinco mísseis de cruzeiro: o Zafar, o Nasr, Noor, Qaser e o Ghadir. Ele acrescentou que o desenvolvimento de outros 9 mísseis de cruzeiro estão em estudo.
Farahi também disse que o Irã está atualizando a precisão, a furtividade, os aspectos táticos e a durabilidade de seus mísseis.
O general, no entanto, disse que o desenvolvimento de ogivas de fragmentação não está dentro das estratégias de defesa do Irã, destacando que o país tem trabalhado na melhoria das ogivas de seus mísseis, o que é um fator importante na modernização de mísseis balísticos.
Não se deve subestimar a capacidade iraniana especialmente no que toca a mísseis. Eles devem ter mísseis de cruzeiro e anti-navio ou até balístico bastante eficientes. O que era desnecessário era ter de ver um navio americano/nato/israelita a ser destruído por um desses e a perderem-se vidas por uma guerra estúpida.
ResponderExcluir