Acima um bombardeiro estratégico russo Tu-95MS armado com mísseis Kh-555 |
O novo míssil atualmente está passando pela última fase de testes, porém é sabido que ele poderá atingir um alvo a 10,000 km de distância com precisão de 30 metros.
Atualmente os bombardeiros de longo alcance da Rússia estão dotados com mísseis de cruzeiro de longo alcance convencionais Kh-555, cuja a precisão é de 25 a 30 metros.
O míssil subsônico Kh-101 terá sua orientação provinda do GLONASS, análogo russo para o sistema de posicionamento global americano, o GPS. No entanto, caso não seja possível a orientação por GLONASS, o míssil poderá ter seu guiamento por orientação inercial.
Segundo o jornal russo, o novo míssil poderá atingir com extrema precisão alvos pequenos e móveis.
O Kh-101 terá um poder destrutivo maior que o míssil Kh-555. Haverá também uma versão capaz de portar uma carga nuclear, a versão Kh-102.
A capacidade de ataque de longo alcance é essencial para a Rússia, uma vez que esse país não possui bases no exterior e, portanto, não pode fornecer escolta para sua frota de bombardeiros, disse ao Izvestia Alexander Konovalov, do Instituto de Avaliação Estratégica da Rússia.
O grande tamanho do míssil fará com que o mesmo só seja aproveitado nos bombardeiros estratégicos Tupolev Tu-95MS e Tu-160. O bombardeiros Tu-22M3 continuarão a utilizar o Kh-555.
Nenhum comentário:
Postar um comentário