Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Submarino nuclear estratégico russo “Alexander Nevskiy” efetuará um lançamento de testes com o Bulava em novembro

Submarino K-550 Alexander Nevskiy é fotografado junto com sua tripulação

A Rússia realizará em novembro um lançamento do seu moderno míssil balístico intercontinental de aplicação naval Bulava a partir do submarino nuclear estratégico da classe Borey K-550 Alexander Nevskiy, declarou hoje um alto funcionário da United Shipbuilding Corporation (OSK).

“O lançamento do Bulava está programado para novembro em marco ao plano de testes de homologação”, disse a fonte sem precisar a data exata.

Se o teste for um sucesso, o único de 2012, a comissão estatal firmará uma ata sobre a incorporação do submarino K-550 Alexander Nevskiy na Armada Russa antes do final do ano.

O comandante da Armada Russa, o vice-almirante Viktor Vasilyevich Chirkov, admitiu anteriormente que o teste com o submarino K-550 Alexander Nevskiy poderia se repetir, caso haja algum imprevisto.

A princípio, o Ministério da Defesa da Federação Russa tinha programado para o ano dois testes de lançamento do míssil Bulava, mas em agosto cancelou um dos lançamentos, o qual seria realizado desde o também submarino nuclear estratégico da classe Borey K-535Yuriy Dolgorukiy.

O míssil balístico intercontinental R30 3M30 Bulava-30 (RSM-56 na classificação de tratados internacionais e SS-NX-30 segundo a classificação OTAN) é um foguete de três estágios e de propelente sólido, que é lançado de uma plataforma submarino, ou seja, por um submarino.

Tem um alcance de 8.000 km e pode portar entre 6 ou 10 cabeças de guerra nuclear hipersônicas autônomas, de 100 a 150 kilotons cada uma, que são capazes de modificar a trajetória de voo.

Os portadores do Bulava serão os submarinos da classe Borey, caso dos submarinos K-535 Yuriy Dolgorukiy, K-550 Aleksandr Nevskiy, Vladimir Monomakh e Svyatitel Nikolay. O submarino modernizado Dmitry Donskoy também abrigará o Bulava em seus arsenais.

2 comentários:

  1. Michel, quais foram as razões para os outros fracassos de lançamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As falhas de produziram devido a uma falha na fabricação do míssil, a qual já foi sanada. Utilize a busca do blog para encontrar as notícias referente ao Bulva. Temos o maior acervo de notícias sobre os mísseis russos dos últimos tempos.

      Excluir