Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Ministro da Defesa do Irã lembra que o pacto de defesa sírio-iraniano ainda é válido


Ahmad Vahidi
O ministro da Defesa da República Islâmica, o brigadeiro-general Ahmad Vahidi, disse ontem que o pacto de defesa mutua entre Teerã e Damasco, destinado a proteger uns aos outros contra ameaças comuns ainda é válido, mas o Irã não estendeu qualquer ajuda física à Síria para ajudar o regime de Assad a combater os grupos terroristas no país.

“O acordo (de defesa) continua válido, mas a Síria não fez qualquer exigência ao Irã a este respeito”, disse Vahidi em coletiva de imprensa, ontem, em Teerã.

“É claro que a Síria está enfrentando ameaças terroristas e está enfrentando bem o problema por si só”, disse Vahidi.

A aliança de três décadas entre Teerã e Síria foi reforçada em 2006, quando eles assinaram um acordo de cooperação militar.

Irã e Síria assinaram o acordo do cooperação militar em 15 de julho de 2006 e o mesmo pode ser entendido como um pacto de defesa mutua contra “ameaças comuns”. Segundo a imprensa iraniana à época, o acordo deixa implícito que essas ameaças comuns são representadas pelos EUA e Israel.

“Nossa cooperação é baseada em um pacto estratégico e à unicidade contra as ameaças. Nós podemos ter frentes comum contra as ameaças de Israel”, disse o ex-ministro da Defesa da Síria, o general Hassan Turkmani, à época.

“Nossa cooperação com os iranianos contra ameaças israelenses não é segredo e nos consultamos regularmente sobre isso”, disse Hassan Turkmani.

5 comentários:

  1. -
    -
    tirando o mar/lago cáspio (Rússia) os EUA tem vários "mares" que rodeiam o Irã..como ponto de partida de misseis / aviões..etc...
    -
    e com uma Síria debilitada...mais fácil ainda eles cruzarem aquele país rumo ao Irã...
    -
    será interessante acompanhar as estratégias de ataque e defesa...
    -
    by XTREME

    ResponderExcluir
  2. Por incrível que parece, Assad gostaria que os EUA atacassem o Irã agora, pois eles iriam para o tudo nada, afinal não tem nada a perder. Ou você acha que os EUA ocuparam o Irã e instalarão um governo fantoche ali?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -
      -
      o sonho dourado dos EUA é derrubar o atual regime "religioso" que controla o Irã... analisando do lado...população e contenção de guerra...se o conflito prolongar por muitos anos... sim o regime caí por pressão popular..
      -
      agora o ocidente estará disposto a bancar muitos anos de guerra contra o Irã...???
      -
      by XTREME

      Excluir
    2. A questão não é estar disposto, e sim ter condições e recursos para isso, afinal, por mais que Rússia e China não queiram mais potências no que ambos consideram seu quintal, menos ainda querem potências de outras regiões ditando as rédeas por lá, ou seja, creio que seria mais fácil ambos apoiarem o Irã de imediato ou numa situação que se torne prolongada, mesmo que ocultamente, do que ver seu quintal passar às mãos de outro(s).

      Excluir
  3. É claro que o Irã também tenta fazer sua parte "psicológica", Israel sofreria consequências traumáticas se atacassem o Irã sozinhos, já um ataque do EUA poderia até não ser de curto prazo, mas a vitória iraniana seria quase impossível, eles estão totalmente cercados, o que salvaria o Irã ou aumentaria o tempo de sua resistência seriam Rússia e/ou China apoiarem-os,

    ResponderExcluir