O FX-05 "Xiuhcoatl" (Serpente de fogo na língua Náhuatl) é um fuzil de assalto, que começou a ser desenhado e construído em 2005 pela Direção Geral da Indústria Militar do Exército Mexicano com a engenharia e tecnologia da Heckler & Koch, mas cabe mencionar que o desenho é 100% mexicano. Atualmente está em uso pelas Forças Armadas Mexicanas.
O fuzil foi criado pela Indústria Militar Mexicana, a mando do General Juan Alfredo Oropeza Garnica, quem mandou na sua criação e quem apresentou oficialmente em um desfile militar em 16 de setembro de 2006. Atualmente está em uso pelas tropas especiais do Exército Mexicano, como a Brigada de Fuzileiros pára-quedistas e o Grupo Aeromóvel das Forças Especiais.
O responsável pelo desenho foram o CIADTIM e o SDN e todas suas partes, incluindo as munições são construídas no México.
Os novos fuzis provavelmente substituíram os fuzis G3 por serem mais baratos, haja vista que 30 mil fuzis FX-05 saem mais ou menos por 100 milhões de Dólares, comparado com os 900 milhões de Dólares que se gastava com os G-36V. A Heckler & Koch pra não perder o cliente, propôs ao México que fabricasse os G-36 sob licença do D.I.M. Departamento de la Industria Militar) e DGDF (Dirección el General de Fabricas de la Defensa).
Desenho
O desenho da arma é todo mexicano, incluindo mira óptica e seletor de modos de tiros. A arma utiliza um carregador de 30 cartuchos 5,56x45 mm OTAN e tem uma cadência de tiro de 700-750 disparos por minuto. A maior parte do fuzil é feita com fibra de carbono e com polímero reforçado.
O mecanismo interno e o cano são construídos com aço inoxidável. Ademais, o fuzil foi desenhado levando em consideração a altura e os braços dos soldados mexicanos, algo raro no desenvolvimento de uma arma.
Critica
Espalhou-se pela internet que o FX-05 Xiuhcoat era um plágio do fuzil alemão G-36V, de autoria da H&K e por razões disso a fabricação foi suspensa temporariamente. Em 1 de fevereiro de 2007, representantes da Secretaría de la Defensa Nacional (SEDENA) e da H&K se reuniram na Cidade do México para tratar do tema do suposto plágio. Os mexicanos propiciaram aos alemães uma detalhada mostra do FX-05 Xiuhcoat. A H&K saiu convencida que se trata de um fuzil parecido com o seu, mas que não se trata de um plágio de desenho, resultando assim, que não há argumentos para impedir a produção do FX-05 Xiuhcoat.
O exército planeja substituir todos os G3 em 7 anos pelo novo fuzil.
Especificações:
Variants: Carbine, Light machine Gun, Sharpshooter
Weight: 3.89kg Assault rifle
3.22kg Carbine
4.23kg Light Machine Gun
4.02kg Sharpshooter
Length: 1087 mm stock extended / 887 mm stock folded Assault Rifle
980 mm stock extended / 780 mm stock folded Carbine
1244 mm stock extended / 1044 mm stock folded Light Machine Gun
1204 mm Sharpshooter
Width: 56 mm
Cartridge: 5.56x45mm NATO or 6.8x43mm SPC (esse calibre 6.8mm é o demônio)
Action: Gas-operated, rotating bolt
Rate of fire: 750 rounds/min cyclic
Muzzle velocity: 920 m/s
Effective range: 200 to 800 m sight adjustments
Feed system: 30-round detachable box magazine or 100-round C-Mag drum magazine
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário