Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 8 de abril de 2014

Rússia tem planos de guerra contra a Suécia, afirma chefe da contra-inteligência sueca

Segundo a inteligência sueca, a Rússia aumentou a espionagem no país escandinavo e, inclusive, tem planos de guerra contra o país.

“A ameaça mais séria que vemos agora, é a preparação de guerra”, disse o chefe da contra-inteligência da Säkerhetspolisen (Säpo), Wilhelm Unge, em coletiva de imprensa nesta terça-feira.

Unge disse que o interesse russo na Suécia é evidenciado na simulação de ataques aéreos a alvos suecos, bem como a tentativa de recrutar espiões, tentativa de espionar os sinais das telecomunicações do país, bem como a tentativa de compra de um número significativo de mapas.

“Se você não estivesse realizando preparativos de guerra contra a Suécia, você provavelmente não teria qualquer agência de inteligência militar aqui. O serviço de inteligência russo é parte da Estado-Maior e isso indica que eles têm algum tipo de intenção aqui”, disse Unge.

Os voos simulados de ataque foram um ponto especial para a preocupação do Säpo.

“Você não realiza esse tipo de coisa (voos simulados), a menos que você realmente possa realizar um ataque no futuro”, disse Unge sem dar maiores detalhes.

O Säpo também divulgou seu relatório anual, o qual indicou a presença de espiões de 14 nacionalidade diferente no país. China e Irã são muitos ativos na Suécia, porém a Rússia é disparado o país que mais realiza espionagem no país escandinavo.

“A Rússia é o maior agente de inteligência na Suécia. Eles estão interessados em tudo: Política, economia, tecnologia e informação militar”, afirmou Unge.

“A Rússia é um dos poucos países que têm uma participação muito ampla na Suécia”, disse Unge.

Por fim, Unge disse que houve um aumento significativo da espionagem russa no país depois que a Rússia ocupou a Crimeia.

15 comentários:

  1. Nunca vi a Suécia fazendo algo contra a Rússia, pelo menos nos jornais. Há algum motivo para a Rússia se preocupar com a Suécia ? Faz sentido esse alarde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Suécia sempre viu a Rússia como sua maior ameaça, nada mais justo que a Rússia queira saber das intenções desse país.

      Excluir
    2. Também acho Michel.


      Assinado : Hugo Araújo

      Excluir
  2. Quais as chances de isso ser apenas mais um ato de histeria irracional contra a Rússia.

    ResponderExcluir
  3. aqui uma foto parecida em alta resolução

    http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2013/05/09/article-2321858-19B1F391000005DC-819_964x707.jpg

    ResponderExcluir
  4. Bela foto, o engraçado é que tem um "chinesinho" puxando a frente...heheh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Rússia o pessoal da Sibéria tem traços orientais. Pode ser alguém de origem mongol também.

      Excluir
  5. Humm... Esse país tem uma grande riqueza cultural. Espero que os dirigentes não façam nada de errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que país amigo ? Rússia ou Suécia ? Não tem como comparar as duas sociedades. Suecos vivem um dos melhores padrões de vida do mundo.A Rússia o que tem ? Um idiota que foi espião da KGB e conserva o mesmo autoritarismo dos tempos comunistas. Tolice achar que a velha Rússia deixou o autoritarismo de lado.

      Excluir
  6. Michel, que tanque é esse? È t-90?

    ResponderExcluir
  7. A histeria da Suécia contra a Rússia deve vir quando sustentou o Bigode e suas Forças Armadas com seu minério de ferro contra a Rússia e todos na 2ª WW. Na reunião de Lisboa, o Obama teve que aclama-los deste histerismo porque a RÚSSIA nunca foi bicho papão e a ainda a Suécia com sua neutralidade na 2ª WW, no meu ver, não passou de bruta covardia. Acredito mesmo que a Suécia tem medo da Frota da RÚSSIA do mar Báltico fecha-los a saída ao mar do Norte, começando por KALINIGRADO.

    ResponderExcluir
  8. Em caso de guerra com a Rússia a Suécia aguenta no máximo 40 minutos de combate antes da rendição incondicional.

    ResponderExcluir
  9. Acho que a Rússia deveria parar de tentar ser um terrirtório que so pensa em creser e deixar a suécia em paz.

    ResponderExcluir
  10. A Rússia é especialista em produzir miséria, desigualdade e tragédias sociais.

    ResponderExcluir