Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Marinha Americana não comprará mais Tomahawks a partir de 2016

No início deste mês, a Marinha os EUA anunciou que vai parar de comprar mísseis de cruzeiro Tomahawk no ano de 2016 e buscará um substituo para o citado em até 10 anos.

Esta decisão é um erro na estratégia de defesa e na política de alianças. O Congresso Americano deve rejeitar os planos da Marinha e exigem que mesma continue a comprar um número suficiente de Tomahawks anualmente para manter as linhas de montagem a fim de manter o custo unitário do míssil acessível até que um substituto possa ser efetivamente implantado em serviço. Até a Inglaterra e Austrália (que planeja operar o Tomahawk), após consulta estreita com os EUA, estão convencidos de que a substituição será acessível se o substituto oferecer capacidades semelhantes ou superiores aos do Tomahawk.

Segundo a porta-voz da Marinha Americana, a tenente Caroline Hutcheson, a Marinha Americana deixará de compra o Tomahawk, míssil esse que vem sendo essencial em qualquer ofensiva americana desde a Guerra do Golfo em 1991.

A Marinha America tem previsto comprar 196 mísseis Tomahawk em 2014 e 100 mísseis para o ano de 2015, depois disso não é previsto mais nenhuma aquisição. Em vez disso, a Marinha Americana investirá em um programa de desenvolvimento de um míssil de última geração e estabelecerá um programa de recertificação de seu estoque de cerca de 4.000 mísseis.

Todas as armas eventualmente um dia sairão de serviço, mas é sensato esperar até que haja um substituto. Isto é particularmente verdade quando a arma em questão é um essencial para as forças americanas e as forças aliadas próximas ao EUA. A dependência britânica e australiana sobre a produção do Tomahawks impõe uma responsabilidade aos EUA.

O Congresso tem um papel vital a desempenhar na correção de erros de política feitas pelo Poder Executivo. Por causa de seu impacto sobre a segurança dos EUA e sobre a aliança com o Reino Unido, a decisão de encerrar o programa Tomahawk é um erro, aquele que deve ser corrigido por uma decisão do Congresso.

A Raytheon Co. está desafiando a decisão da Marinha para deter fabricação do míssil de cruzeiro Tomahawk e está contando com seus aliados no Congresso para ajudar a manter a produção futura do míssil.

Segundo a fabricante do míssil, estão empenhadas mais de 300 empresas no processo de fabricação em 24 estados dos EUA. Se a linha de produção, com sede em Tucson e Arizona, for encerrada, a Marinha Americana não será capaz de reiniciá-la posteriormente argumenta Raytheon.

Para se ter ideia da complexidade do tema, a fabricante do motor do Tomahawk, a Williams International, tem apenas dois clientes.

Parece que a Inglaterra não foi consultada sobre o destino do programa Tomahawk. Nunca devemos esquecer que a principal arma dos submarinos nucleares de ataque britânicos da classe Astute é justamente o Tomahawk. Também não devemos esquecer da crise que os EUA e Inglaterra enfrentaram por causa do cancelamento do projeto do míssil balístico GAM-87 Skybolt.

É verdade que os EUA poderiam vender Tomahawks do seu estoque à Inglaterra, mas a Inglaterra pode não estar disposta a investir em um sistema cuja a base industrial esta desaparecendo. Além disso, a decisão inesperada dos EUA para acabar com o programa significa que a Inglaterra terá que considerar um modernização considerável de sua frota de submarinos para disparar um novo míssil. E todos nós sabemos que gastos geram transtorno, ainda mais se não forem previstos.

A Marinha Real Australiana também pode ser surpreendido com a decisão dos EUA, uma vez que esta a concluir três destróieres equipados com sistemas de lançamento Tomahawk.

4 comentários:

  1. Acho que a tentativa de ataque a Siria foi definitivo nesta decisão

    ResponderExcluir
  2. Tera sido por causa da Síria? Quer dizer da possível tentativa frustrada de ataque?

    ResponderExcluir
  3. Caro Michel

    Esses Tomahawk não são uma versão moderna dos V-1 alemães? Acho que quem tem pouco de tecnologia não é difícil abate-los, é isso mesmo? Agora usa-los contra Iraq, ou seja a turma dos pobres é fácil, mas contra uma China, Rússia, Irã não deve ser fácil atingir os alvos queridos. Enfim, estão ou não obsoletos?

    Obrigado Michel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e não. Hoje em dia as tecnologias evoluíram muito para fazermos essas comparações.

      É míssil baste difícil de abatê-lo para trajetória e velocidade do seu voo, mas os sistemas russos podem abatê-lo facilmente.

      Não estou obsoletos não.

      Excluir