Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 8 de abril de 2014

Rússia cria "Spetsnaz" para operar somente no exterior

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Russas, o general Valery Gerasimov, revelou recentemente que a Rússia criou uma nova unidade de elite (Spetsnaz), a qual será especializada em realizar missões no exterior.
Essa foi a primeira vez que um militar russo, em muitos anos, tocou nesse tipo de assunto.

A nova Spetsnaz do Exército Russo, será usada para alcançar objetivos políticos e econômicos em qualquer parte do mundo de interesse da Federação Russa. Será uma tropa de combate em tempos de paz.

Em abril de 2013, o canal russo Rossiya 24 deu a conhecer a nova Spetsnaz, quando exibiu um exercício da mesma no sul da Rússia. O objetivo do exercício era demonstrar como seria a atuação da nova tropa em solo inimigo.

No vídeo que deixarei no final, poderemos ver os operadores realizando um salto a 6.500 metros de altitude, todos munidos de equipamento individual de última geração. Os operadores também utilizam uma máscara de oxigênio, pois sem ela seria impossível realizar esse tipo de salto. Os operadores realizaram um salto cerca de 65km do local que teriam que aterrissar.  Eles também podem cumprir saltos a 10.000 de altitude e também podem realizar saltos de baixa altitude, como a 400m, por exemplo.

Outra missão da nova Spetsnaz é encontrar bases de sabotadores estrangeiros e liquidá-los. A primeira coisa que esses operadores fazem em solo inimigo é trocar de roupa e se camuflar de acordo com o terreno que estão.

Segundo um militar que aparece no vídeo, esses homens servem ao Exército Russo e têm a satisfação de correr o risco de uma operação em solo inimigo, enquanto na maioria dos países não há soldados capazes de realizar tamanho serviço e a maioria dos países têm que contratar mercenários para essa finalidade.

A nova Spetsnaz foi criada para treinar e supervisionar guerrilheiros estrangeiros, eliminar indivíduos indesejáveis. Esses operadores também tem a missão de proteger os cidadãos russos no exterior e realizar missões de resgate de reféns, bem como a defesa dos interesses russos em um determinado país.

Em tempo, nunca devemos esquecer que a Rússia sempre teve tropas que operaram dessa mesma forma no exterior, no entanto, essas tropas não foram criadas unicamente para operar no exterior, como é o caso da nova Spetsnaz.

2 comentários:

  1. Caro Michel

    Esse cuidado da RÚSSIA em preparar esse tipo tropa é consequência das críticas da mídia ocidental qto ao desempenho do exército da RÚSSIA, qdo houve a intervenção na Geórgia?

    Muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Critica ocidental? Quando você viu um país Ocidental derrotar um país em apenas 5 dias? A Rússia foi à guerra com o um Exército de Conscritos e com armas obsoletadas para queimar os estoques e deu um pau na Geórgia.

      Veja os comandos russos, da inteligência militar (GRU) comemorando a expulsão de um grande número de tropas georgianas. Detalhe: Esses caras operam no exterior:
      https://www.youtube.com/watch?v=BUgwea6SZoc

      Excluir