A empresa aeronáutica sueca SAAB anunciou recentemente que concluiu a primeira fase do projeto “Gripen Naval”, onde a empresa busca desenvolver uma variante embarcada do seu caça multifuncional de 4,5ª geração Gripen NG. De acordo com Tony Ogilvy, chefe do projeto Gripen Naval ou Sea Gripen como muitos vem chamando, a primeira se baseia nas pesquisas de todas as tecnologias possíveis para o desenvolvimento de um caça de defesa de frota. Segundo Ogilvy, ficou claro que a SAAB pode desenvolver uma versão embarcada do Gripen NG.
O projeto do Gripen Naval está sendo desenvolvido pela SAAB de Londres desde setembro de 2011. Os participantes do projeto são empresas britânicas especializadas em aeronaves navais, casa da GKN Aerospace. Na primeira fase de concepção do Sea Gripen, uma empresa sueca chegou a conclusão que uma alteração significativa deveria ser feita no Gripen NG.
As principais alterações incluem: Reforçar a célula do caça, reforçar a fuselagem do caça, revestimento especial da fuselagem, instalação um gancho de pouso, instalação de um sistema que permita a decolagem da aeronave via CATO (Catapult Assisted Take-Off).
Cairia como uma luva no nosso NAE, uma pena porque até estar operacional se é que vai, o A-12 já deu baixa.
ResponderExcluir