Submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy é fotografado quando saiu ao mar pela primeira vez |
O submarino nuclear estratégico russo K-535 Yuriy Dolgorukiy, submarino insígnia do Project 935 “Borey”, será incorporado à Armada Russa em setembro, garantiu hoje a United Shipbuilding Corporation (OSK).
O submarino já concluiu seu ciclo de testes estatais, inclusive os testes de lançamento com os mísseis Bulava.
“Em setembro acontecerá a ata de entrega do submarino Yuriy Dolgorukiy ao Ministério da Defesa (para Armada Russa)”, disse um alto funcionário da OSK.
O submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy mede 170 comprimento, desloca 24 mil tonadas e pode portar até 16 mísseis Bulava-30.
O míssil balístico intercontinental R30 3M30 Bulava-30 (RSM-56 na classificação de tratados internacionais e SS-NX-30 segundo a classificação OTAN) é um foguete de três estágios e de propelente sólido, que é lançado de uma plataforma submarino, ou seja, por um submarino.
Tem um alcance de 8.000 km e pode portar entre 6 ou 10 cabeças de guerra nuclear hipersônicas autônomas, de 100 a 150 kilotons cada uma, que são capazes de modificar a trajetória de voo.
Os portadores do Bulava serão os submarinos da classe Borey, caso dos submarinos K-535 Yuriy Dolgorukiy, K-550 Aleksandr Nevskiy, Vladimir Monomakh e Svyatitel Nikolay. O submarino modernizado Dmitry Donskoy também abrigará o Bulava em seus arsenais.
-
ResponderExcluir-
170m ... deve ser impressionante ver esse "monstro" emergindo....
-
mais se fosse mais automatizado ..não seria menor..mais rápido..eficaz(silencioso)...???
-
ou toda essa dimensão se deve aos silos dos misseis...(ai a velha questão melhor 02 de 80m ou 01 de 170m) ??
Veja a maquete do nossos submarino nuclear de ataque a seguir e comprove você mesmo porque o submarino tem que ser tripulado e grande:
Excluirhttp://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/07/maquete_submarino_nuclear-brasileiro.jpg