Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Le Monde: Opositores criticam a luxuosa "vida de escravo" de Vladimir Putin na Rússia

Putin

Vinte palácios e residências, quatro iates, aviões e montes de carros, relógios de coleção para dar e vender: o estilo de vida de Vladimir Putin, chefe de Estado russo reeleito em março para um terceiro mandato, “é comparável ao dos emires do Golfo e dos oligarcas”, criticam os opositores Boris Nemtsov e Leonid Martyniouk em um relatório publicado na terça-feira (28).

Bem documentado e munido de fotos, o relatório garante que Putin mentiu aos eleitores ao declarar uma renda anual inferior a 4 milhões de rublos (cerca de R$ 232 mil). Sua coleção de relógios vale sozinha 22 milhões de rublos (cerca de R$ 1,5 milhão), ou seja, mais de seis anos de salário, segundo o panfleto elaborado pelos opositores e intitulado “A vida de um escravo nas galés”.

Este título é uma referência à frase pronunciada pelo chefe do Kremlin em 2008, quando ele se preparava para ceder o lugar a seu protegido Dimitri Medvedev após oito anos no poder, já que a Constituição o impedia de disputar um terceiro mandato. “Não tenho por que me envergonhar diante dos eleitores. Todos esses anos, remei de manhã à noite como um escravo nas galés”, explicou Putin na época. Desde então, a expressão entrou em voga, sobretudo nas manifestações da oposição no inverno de 2011.

Os autores têm certeza, Vladimir Putin está se agarrando ao trono em razão “da riqueza e do luxo aos quais ele se acostumou e não quer renunciar a eles de jeito nenhum”. “É um estilo de vida luxuoso, insolente e cínico levado às custas dos contribuintes”, explicou Boris Nemtsov, um ex-vice-premiê da era Yeltsin, que está em seu terceiro relatório crítico sobre o número um russo. Nesse panfleto, o opositor coloca no mesmo saco as propriedades do Estado e os bens pessoais de Putin. “Trata-se de bens que pertencem ao Estado e Vladimir Putin, na condição de presidente eleito, os utiliza conforme a lei. Ele é até obrigado a fazê-lo”, respondeu Dimitri Peskov, porta-voz do Kremlin.

Opositores punidos
Editar o panfleto não foi fácil. Somente 5.000 exemplares foram imprimidos. Segundo Boris Nemtsov, “nenhuma das gráficas contatadas quis participar (...). Amigos próximos se recusaram. Isso prova que vivemos em um outro país desde março de 2012 (com a eleição presidencial) e que o medo das autoridades está maior.”

O opositor não tem medo de nada. Será que ele entrará para o grupo dos detratores do regime punidos pelo líder? O blogueiro anticorrupção Alexey Navalny está sofrendo processos judiciais; o deputado Guennadi Gudkov teve sua empresa fechada e perderá seu mandato no dia 12 de setembro por “ter um negócio”, assim como 90% de seus colegas da Duma, mas além disso ele faz críticas; já a musa dos ecologistas Yevgeniya Tchirikova, que disputa a prefeitura em Khimki (subúrbio de Moscou), é rastreada pelos Nashis, os “guardas vermelhos” do Kremlin.

58 comentários:

  1. Utilize opiniões de russos para isso, não de um jornal ocidental.

    ResponderExcluir
  2. Eu irei utilizar a opinião do Jornal Le Monde porque considero um dos melhores jornais do mundo. E essa não é a primeira vez que eu vejo a falar da fortuna de Putin.

    Putin fez muito para a Rússia, mas roubou e rouba muito. Putin é 'parceiro' dos maiores mafiosos russos, caso de Viktor Zubkov, Roman Abramovich e cia. Putin cometeu um ato falho tempos atrás quando presenteou um operário russo com um relógio de marca suíço. Com o dinheiro que ele ganha na política ele não poderia ter todos os bens que tem.

    ResponderExcluir
  3. Eu não me baseio somente nas opiniões dos jornais ocidentais. Se você quiser, você pode ir pesquisar o que o jornal de Gorbatchev, o Novaya Gazeta, já falou do enriquecimento ilícito de Putin. Também procure pesquisar sobre o que Anna Politkovskaya, jornalista morta que investigava os crimes de Moscou na guerra da Chechênia, falava de Putin. Ano passado eu tive o prazer de conhecer e conversar com a cineasta russa Marina Goldovskaya. Ele me falou coisas terríveis sobre a política russa, sobretudo de Putin. Coisas que mesmo acompanhando regularmente a as mídias russas desconhecia. Sugiro também que assista o documentário "A bitter taste of Freedom", da citada cineasta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo lider, mesmo o que faz muito pelo seu pais, rouba e acumula. quem nao faz? Putin é um político que melhorou muito a Rússia, mas era de esperar que tivesse essas falhas. Não me sinto confortável a discutir assuntos de política interna de um dado país, prefiro assuntos militares e geopolíticos

      Excluir
    2. Nos países sérios os corruptos são cassados e nunca mais voltam para política. Se Putin fosse sueco, norueguês ou finlandês, por exemplo, ele seria preso!

      E por favor, não faça eu perder tempo com uma discussão infrutífera. Você está sendo leviano ao dizer que todos políticos roubam. Se todo governante rouba, eu quero que você me traga notícias que o primeiro-ministro sueco, John Fredrik Reinfeldt, roubou ou que enriqueceu ilicitamente?

      Excluir
  4. -
    -
    melhor com Putin que sem ele...
    -
    citem políticos que não roubam..."fazem negócios"... até existem..mais 1 entre milhões...
    -
    antes de falar mal do Putin temos que falar do seu legado... a Rússia antes dele estava em rota direta para o terceiro mundo....
    -
    lembrando que a Rússia sempre foi uma plutocracia..mesmo no age do U.R.S.S (com sua Nomenklatura)
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca irei compactuar com a política do "rouba mais faz". Putin fez um excelente governo graças ao preço elevado do Petróleo, algo muito semelhante o que ocorreu na Venezuela. Fazer um bom governo em um país rico e com uma população relativamente pequena é obrigação. Se você apoia ladrões, você mostra quem realmente tu és. Mas eu não!!!

      O que Putin fez de bom a não ser ganhar a Guerra da Chechênia e melhorar a defesa do país? Seu legado só ficará na área militar, porque na sociedade... Os russos continuam vivendo relativamente mal.

      Excluir
    2. Eu fico muito a vontade de falar mal de Putin porque já fui "seu partidário".

      Excluir
    3. -
      -
      a questão não é compactuar.. e sim escolher o menos ruim...
      -
      veja o Brasil... ano politico.. todos os candidatos tem o "rabo preso" .. e terão que "pagar" pelos "apoios" dos partidos coligados..
      -
      só quem vive no "mundo de Alice" acha que politica / governo... é uma confraria de honestos e ilibados...
      -
      XTREME

      Excluir
    4. TODO o governo de QUALQUER PAÍS rouba! SEM EXCEPÇÃO... pode até dizer que os governos nórdicos não roubam, é mentira... PUBLICAMENTE não roubam, mas há alguns que roubam sempre. Acha mesmo que há governos TOTALMENTE honestos. E já agora, aí no Brasil muitos politicos roubam, e voçês são dos paises mais felizes do Mundo, voçê esquece a felicidade moral.

      Excluir
    5. XTREME, em países com um altíssimo IDH isso não existe. O seu pensamento é ridiculo e pequeno.

      A política brasileira está evoluído e muito, mas se existe problemas é porque nós nossos acomodados. Nós não, porque eu não sou acomodado. Mas tudo o que é publico no Brasil, qualquer cidadão tem acesso. Se ainda roubam no Brasil é porque permitimos. Na Rússia isso não acontece, lá até pouco tempo atrás só tinha um partido político. Ninguém tinha acesso as contas públicas.

      Eu não vivo no mundo da Alice, visto minhas criticas ao Putin. Quem vive no mundo de Alice, é o senhor, que viu coisa boa no governo de Putin.

      Excluir
    6. Fábio, você está sendo leviano ao falar que todo político rouba. A política é suja, eu reconheço, mas suas palavras não tem peso algum, afinal você não está embasado em nada. Eu lhe pedi um exemplo apenas, eu quero que você me prove que o primeiro-ministro sueco rouba. Se você conseguir provar que ele rouba, eu me calo. Simples!

      Excluir
    7. Só eu estou baseando meu comentário em dados, fatos e números. A seguir mais um link para mostrar o quão a Rússia é corrupta:
      http://www.guardian.co.uk/news/datablog/2011/dec/01/corruption-index-2011-transparency-international

      É bem mais corrupta que o Brasil!

      Excluir
    8. -
      -
      estamos falando da Russia é não da Dinamarca...IDH para Russo é que o apadrinhou..o mesmo serve para muitas regiões do Brasil.
      -
      não deturpe o que expresso mudando o contexto..
      -
      veja a era Bóris Nicoláievitch Iéltsin .."o mentor" de Putin e veja agora...compare...
      -
      não idolatro esse ou aquele político ...somente comparo.....
      -
      Lula x FHC ... FHC é 1000x mais estadista que o Lula algum dia pensou em ser... é Fato !!!
      -
      XTREME

      Excluir
    9. Eu estava a falar unicamente da Rússia, mas você e outrem começaram a falar de terceiros.

      Não depurei nenhum contexto antes de você.

      O que tem Boris Iéltsin? Iéltsin pegou a Rússia totalmente desfavorável, cidadão. Eu não gosto de alcoólatra Iéltsin, mas ele pegou uma grande bucha. Não compare a Rússia falida de Iéltsin, com a Rússia rica em petróleo de Putin.

      Ser presidente não é o mesmo que ser estadista. Concordo que FHC tinha tudo para ser melhor que o Lula, mas o FHC era muito entreguista. Mas o Lula copiou o FHC em muitas coisas, que por sua vez copiou o Itamar.

      Excluir
  5. Fábio, pode ficar tranquilo que eu não posto nenhuma notícia que tem forte evidência de ser verdade. E aqui é assim, quando eu acuso, eu mostros as provas:

    http://www.dailymail.co.uk/news/article-2156794/How-did-Vladimir-Putin-afford-450-000-watch-collection-worth-times-annual-salary.html
    .
    http://www.themoscowtimes.com/news/article/putins-watch-collection-dwarfs-his-declared-income/460061.html
    .
    http://money.ru.msn.com/news/245461/
    .
    http://www.mk.ru/politics/article/2012/08/28/741528-nemtsovu-nedayut-pokoya-chasyi-prezidenta.html

    Acho que basta de referências, né? E outra: Pesa contra Putin muitas acusações de que ele é sócio de várias empresas russas, sobretudo empresas de petróleo e gás.

    ResponderExcluir
  6. Isso é percepção, nao real corrupção, nao levo nesse ba fa fa. Os EUA são bem mais corruptos do que aparece aí. Não confio nesses indices. Nem no IDH, porque isso nao conta felicidade moral. Já agora, diga as falhas do governo americnao que eu quero saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é um dado para partimos para um debate, isso não uma mera opinião, como você e o Xtreme estão tendo. Os EUA são bastante corruptos na iniciativa privada, não no governo. E outra: Lá quando há corrupção, os corruptos são presos. Se você não confia em dados, você vai confiar em quê?

      Excluir
    2. Sinceramente, nao gosto desse tipo de assuntos. Simplesmente nao me vai aptecer de ligar a isso tudo porque nao tenho interesse. E o crecimento económico russo já agora teve mais a ver com o crescimento dos serviços e consumo, segundo análise que vi. Não é o único que pesquisa.

      Excluir
    3. Se você não gosta, por que emitiu opinião e pior: Por que me mandou não usar textos do Le Monde?

      A economia russa cresceu devido ao petróleo e gás e você pode ver que toda vez que o preço do petróleo cai, a economia passa por problemas.

      Excluir
    4. Só falei porque achei melhor falar e dar a minha opinião, eu só esperava que este blogue só falasse e assuntos militares e geopolíticos, não de política interna. Porque em muitos sites militares tem de se falar sempre e politica interna?

      Excluir
    5. O blog discute os assuntos mais relevantes publicados nos melhores jornais, revistas e portais. Uma coisa é falar de política interna, outra coisa é falar de culturas. Muita gente gosta de ler assuntos sobre a Rússia, mas não encontra textos em língua portuguesa. O Informante é uma ferramente de conhecimento, sobretudo.

      Excluir
  7. Eu fiz uma pesquisa muita rápida e encontrei isot. Eu n tenho a certeza mas veja. http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-PT&prev=/search%3Fq%3Dswedish%2Bprime-minister%2Bstole%26hl%3Dpt-PT%26biw%3D1280%26bih%3D709%26prmd%3Dimvns&rurl=translate.google.pt&sl=en&twu=1&u=http://jinge.se/mediekritik/ar-inte-reinfeldts-forskingrare.htm&usg=ALkJrhhCEiFbaApb-dDK9-1faagx7bbG5w

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Texto complicado de entender. Mas pelo que eu entendi estão acusando o governo atual de vender empresas públicas para iniciativa privada por um preço baixo. Bom, apesar de mencionar o primeiro-ministro sueco, parece que ele não tem muito a ver com isso e outra. Acabei de achar site que isso é intriga da direita sueca.

      Excluir
  8. Le Monde é PIG internacional...
    Putin é um grande homen e um lider maior ainda.
    E tem mais, se mexer com ele é martelada nos dedos.(vide o comedor de gravata Georgiano)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naaa, concerteza o Michel vai responder a isso dizendo que nao tem razão, que o Le Monde é dos melhores jornais do Mundo e n s deve critica-lo (a ja agora, o le monde é dos jornais com opiniao mais negativa da Rússia, e tb esqueci-me de dizer uma coisa, acha mesmo que a oposição e o jornal de gorbatchev vai falar bem de Putin?, isto sao factos comprovados). E ja agora, se ele só fez bem aos militares, entao a rússia ainda vive como nos anos 90, quase metade abaixo da pobreza, deve ser nao deve. Falar só das coisas negativas que putin fez nao é ser parcia? E diz muitas vezes que é imparcial, onde está a imparcialidade? Espero nao estar a exagerar, porque se tiver entao pode apagar o comentario.

      Excluir
    2. Ao Anônimo: O Le Monde não é nenhum PIG. Putin é um líder corrupto. Se ele é é corrupto ele não pode ser um grande homem.

      Excluir
    3. Fábio, você disse que não gosta de falar da política interna de um determinado país. Por que então continua a emitir uma opinião infundada. O Le Monde dificilmente fala da Rússia, se você não sabe. O jornal do Gorbatchev é combativo e um excelente jornal. Se você não conhece o trabalho do jornal abstenha-se.

      Um governante que enriquece ilicitamente apaga todas as coisas boas que ele fez.

      Eu sou imparcial a medida que eu falava bem de Putin e passei a falar mal. Quem é meu amigo sabe disso. E outra: Eu não devo satisfações para ninguém, antes que eu me esqueça.

      Excluir
    4. Ao Michel Medeiros: Gostaria muito de um fato concreto, já que acusa com tanta firmeza.
      Com a queda da USRR ouve muitas oportunidades, bem aproveitadas por alguns.
      Putin reergueu a Russia pós um vendilhão e um alcólatra senil.
      Com relação a PIGs, quero acreditar que o sr ainda é "inocente".
      Anonimo.

      Excluir
    5. Você é cego? Os relógios de Putin não são suficiente? As casas que ele tem na Itália e Suíça não são suficiente?

      Quem reergueu a Rússia não foi o Putin, mas sim as riquezas da Rússia e as sucessivas crises que fizeram o petróleo saltar.

      Excluir
  9. Todo lider, mesmo o que faz muito pelo seu pais, rouba e acumula. quem nao faz? (2)
    Finlândia, Noruega e Suécia podem ser menos corruptos mais com certeza tem corrupção, se um político não tiver interesses de dinheiro o que faria ele entrar pra político, o amor por um povo ingrato e hipócrita por acaso? Pq todo povo é ingrato e hipócrita é da natureza humana isso, apenas existem países onde é mais cultural o suborno, no Brasil até o religioso usa de corrpução, afinal acredita que o dizimo abençoa a vida financeira (como se Deus fosse precisar do nosso dinheiro), acredita em pagar promessas etc... tem sociedades que a corrupção está mais enraizada outras menos, a russa é uma sociedade que tem marca de corrupção grande tem a máfia russa como uma das maiores máfias da mundo. No entanto o Putin pode ter roubado mais ergueu a Rússia, no entanto o que fizeram os políticos europeus de sociedades supostamente mais justas? A Europa vive um péssimo momento, o único motivo de orgulho real q era sua economia vive um momento ruim, então antes um Putin do que um presidente ou premiê desses países supostamente mais justos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perceba que você faz o mesmo que os outros interlocutores: fala no campo das hipóteses. Se Noruega e Suécia são corruptas, por que você não trata de dar exemplos? Jogar no ventilador coisas que não procede é fácil.

      Quer dizer que Putin tem que ser endeusado porque reergueu a Rússia? Quem reergueu a Rússia foi suas riquezas, não Putin!

      A Europa vive um mal momento não pela corrupção, mas sim porque os governos de Grécia, Portugal, Itália e outros não foram austeros.

      Excluir
  10. Sinceramente quem hoje no mundo é um líder, digo líder não uma porcaria de um boneco com terno e gravata, mais competente que o Putin? Quem é hoje no planeta todo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só aqui na América Latina, temos 05 tão bom quanto Putim.

      Excluir
    2. Angela Merkel é bem melhor que Putin. Ah, a Dilma também é bem melhor que Putin. E olha que eu nunca votei na Dilma.

      Excluir
  11. - Raul é difícil dizer porque tem países com mais recursos outros menos, uns tem mais potencial outros tem menos é complicado, mais de cabeça fica difícil dizer um melhor que o Putin, pelo menos somando Europa e América com certeza não tem ninguém melhor que o Putin atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O engraçado é que os países que tem menos recursos são menos corruptos que os que tem mais recursos. Aliás, são os que melhor tem IDH.

      Todo governante que não leva sobre os ombros as acusações que Putin será melhor consequentemente.

      Excluir
  12. Ás pessoas falam muito das fortunas dos políticos que é dinheiro do povo e não sei o que, por acaso a fortuna de empresários, políticos, atletas e etc... é com dinheiro de quem? Cai do céu por acaso o dinheiro dessa gente? AAA mais trabalham, trabalham tasnto assim por acaso para ganhar milhares de vezes mais do que quem trabalha q nem um condenado no final do mês? O que um jogador de futebol faz para ganhar milhões de importante e um policial, bombeiro, lixeiro e outros que trabalham para a sociedade ganham um salário perrapado desses? O problema virou moda falar mal de político, de empresários, banqueiros e atletas ganharem rios de dinheiro sem méritos para tal ninguém reclama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos estamos falando de chefes de estado, não? O que me interessa, por exemplo, o dinheiro do Neymar, Gnaso, Lucas, Maurren Maggi, Eike Batista, Abilio Diniz...? O Dinheiro dos atletas que mencionei não caiu do céu, mas sim dos clubes (privados) que geram suas respectivas receitas. Eike Batista e Abilio Diniz não enriqueceram as custas do contribuinte brasileiro.

      Quem trabalha que nem o condenado tem que se contentar. Se fosse esperto teria estudado, se possível, ou se não teria se tornado um jogador de futebol.

      O jogador ganha muito, mas seu ramo de atividade é valorizado e a iniciativa privada é que os paga.

      Seu exemplo não poderia ser pior.

      Excluir
  13. Comparar países tão menores, tão menos divididos culturalmente e tão menos cobiçados como os nórdicos com a Rússia não é uma boa comparação. Os países nórdicos não são tão dificeis assim de serem governados que se diga a Islândia que tem menos de 500.000 habitantes. A Rússia é de muito longe o maior país territorialmente, é de longe o que mais faz fronteiras com países diferentes, é um país intercontinental, é um país com divisões culturais sérias como foi vista nas duas guerras da Chechênia. Imagina vc governar um país desses sem roubar muito para ter poder de suborno? Imagina governar sem se juntar a máfia tão poderosa que tem na Rússia? Só em Nauro a máfia russa tem 70 bilhões de dólares investidos, não é ser baseado em fatos essa sua comparação Michel, os países nórdicos não são mais sérios, são muito mais fáceis de serem governados, seria como comparar ao Catar e Emirados Árabes que melzinho com açucar de pois comparar com Iraque ou Síria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro exemplo errôneo. Primeiramente ninguém comparou nenhum país se não por meio das estatísticas. Os países nórdicos tem que ser exemplos para qualquer país, basta ver a história desses países. A Rússia tem um país grande, mas com uma população menor que o Brasil e com menos etnia que no nosso país e é mais corrupto, que coisa, não. E olha que a Rússia é um país muito antigo. A China tem um território muito grande e uma população bem maior que a Rússia e é menos corrupta, do mesmo modo a Índia, EUA, Indonésia, Paquistão, Nigéria e Bangladesh. Os países nórdicos não são mais fáceis de se governar, o povo que culturalmente faz com que seja fácil governar esses países.

      Em tempo, a Islândia já foi o país mais pobre da Europa, hoje já não mais. Isso graças a seu povo. A Islândia nunca teve as riquezas da Rússia e tem uma renda per capita mais de duas vezes superior a renda per capita russa.

      Excluir
  14. Michel Medeiros, nem todo politico rouba e eu não roubaria, quem sabe que poderia ser um lider honesto não tem problemas em cobrar isso dos outros, tu só pode ser gaúcho pra ter esse pensamento virtuoso, audaz, "raro"(a nível de brasil) de não se acomodar com a lógica do "rouba mas faz", pessoas como o Fábio e o Anonymous são brasileiros natos, digo isso porque basta por os pés na fronteira com Santa Catarina que já se sente aquela vergonha de ser brasileiro, que já nos deparamos como um povo fraco, covarde, de cultura corrupta que aceita canalhas que traiam o povo desde que lhes deêm algum pão velho, são acomodados e aceitam a corrupção porque suas familias sofrem desse mesmo vício, não existe ao norte da fronteira uma familia que possa dar a uma criança valores que uma sociedade não tem, o brasil ganhou na mega-sena ao ter o RS, aqui tem virtude, aqui se educa para que se exija a glória e até o utópico, o sentimento nacional-desenvolvimentista, rebuplicano, e todos os movimentos progressistas e esquerdistas de progessão nacional no Brasil, nasceram no Rio Grande do Sul, contra a apatia e servilismo brasileiros para com império, oligarquias e coronelismos que é marca do brasil. Putin aterroriza o povo russo como Stalin, só que Putin tem menos poder, o qual divide com as mafias, ele só não poem gente em campo de concentração porque não pode, prende quem o critica, tem gente que fala mal do chavez quando ele fecha jornais e tvs das elites mas Putin prende todo mundo que o critica, na russia não se pode fazer manisfestação sem autorização do governo, a Venezuela é o paraiso da liberdade de expressão em comparação a Russia, Hitler também era nacional-desenvolvimentista, óbvio, ele desenvolveu a industria bélica e fez rever os acordos humilhantes a que a alemanha foi submetida por frança e inglaterra no fim da primeira guerra, mas e ae??? vocês querem um lider que fortalece a industria nacional como Hitler e Putin mas que não dá ao povo nenhum direito de expressão? querem um tirano? esses brasileiros... vão tomar vergonha na cara e ter carater e a exigir lider de verdade, não um tirano que investe no setor bélico só com a intenção de que o exército tenha mais canhão pra servir de capacho dos interesses elitistas da sua gangue mafiosa enquanto o povo russo vive na pobreza. quanto a mim, pra não ser mal interpretado, não sou separatista(se eu fosse de direita seria), as idéias audaciosas de integração da américa do sul e da unasul surgiram aqui, aonde se olha tanto para brasileiros, argentinos, uruguais, etc, com o mesmo carinho, na AL para pensar grande é bom não ser muito brasileiro, e ter virtude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Rio Grande do Sul tem suas diferenças com o brasil, mas não é tanto assim vermelho1.A algumas décadas existia sim uma diferença acentuada no padrão Gaúcho mas isso se perdeu com o tempo. Amo meu estado, minha historia, meus antepassados, faço uma boa costela de 12 horas e sou brasileiro com orgulho.
      do alto Uruguay Gaúcho, gustavo.

      Excluir
    2. Eu sou português vermelho1, só para corrigir.

      Excluir
    3. Eu paulistano e discordo sobre estimar de mais os gaúchos, sobretudo pelo seu passado separatistas. Em tempo, no Brasil inteiro há brasileiros que querem o bem do Brasil.

      Excluir
    4. Michel, São Paulo comemora o 9 de julho, também tem passado separatista.

      Excluir
    5. Anônimo, não sei por que o seu comentário não foi publicado, mas você se equivoca em dizer que São Paulo tem passado seperatista pela Revolução Constitucionalista de 1932. Pelo visto você não é paulista ou paulistano para falar tamananha besteira. Os paulistas que pegaram em armas queriam derrubar o o ditador Vargas e queriam uma nova Constitução. Por culpa de Minas, Rio Grande do Sul e Paraíba em 1930 nós pegamos em armas em 1932.

      Excluir
  15. A verdade é que corrupto ou não esse cara está no lugar certo na hora certa, tenho medo do que pode acontecer ao mundo se aqle doido mormon vir a assumir os EUA, Putin corrupto ou não é um contrapeso aos corsários da OTAN, Putin apesar de corrupto está em seu pais, aqle doido por sua vez parece querer destruir o mundo com base em ideologias ultrapassadas de que os EUA são os melhores os EUA mandam o EUA são um tesão... Só digo uma coisa Putin e Hu Jintao pra cima deles o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Rússia sempre deu um banho na China no que diz respeito a corrupção. E olha que a politica chinesa era semelhante a política soviética, a política do poder concentrado em um único partido, o PC (Partido Comunista). Mas a China sempre cassou os corruptos e muitos deles foram condenados à morte.

      Sinceramente, Putin não é um contrapeso aos EUA. Faz tempo que a Rússia faz o jogo dos EUA. A Rússia permitiu que os EUA atacasse o Afeganistão e não fez nada para que a OTAN atacasse o Iraque. Esse é o contrapeso entreguista de Putin?

      Excluir
  16. Medeiros, você deu um show de retórica ao defender seu ponto de vista. Foi o único de embasou seu comentário.

    Humildemente acho que não é legal pregar o Putin como exemplo. O Putin é um péssimo governante se analisarmos que o mesmo não tem apreço pela democracia. Ele disse recentemente que a Rússia galgará um longo caminho até a democracia.

    Ouvi dizer que Moscou é a cidade que tem mais milionários e bilionários no mundo, apesar das riquezas da Rússia não acho que hoje o país deveria ser um reduto de milionários e bilionários. A Rússia tem um monte de bilionários porque muitos deles se aproveitaram da queda da URSS e se apossaram. A exemplo do Michel, eu também gostaria de sugerir uma pesquisa sobre a Gazprom e dos gângsters russos que ele mencionou.

    Talvez um dos exemplos mais sujo da Rússia, seja Roman Abramovich. Ele roubou tanto na Rússia, que hoje ele não pode pisar mais em solo russo. Se ele pisar, ele é preso no mesmo instante. Pesquisem a vida de Abramovich, que é amigo intimo de Putin e vocês perceberam que o Michel tem razão quando acusa o Putin.

    E aqueles que criticam os dados que o Michel postou, deveriam se abster de falar bobagens. Os dados expostos são puramente estatísticos e a estatística foi criada para não haver injustiça.

    ResponderExcluir
  17. o fato do Putin impedir a liberdade das pessoas e fazer da Russia praticamente uma ditadura, para mim o classifica como um lider ruim para o povo, porem é obivo que se vocês querem compara-lo ae candidato criacionista do partido republicano, vinculado ao lobby sionista e louco por fazer cruzadas e invasões no oriente médio podendo levar o mundo a uma guerra mundial, nesse caso o Putin que apenas é carrasco de seu proprio povo dentro de suas fronteiras passa a ser um santinho em comparação ao candidato americano que se sente no dever de ser carrasco mundial para recuperar a decadente hegemonia americana. quando olhamos para um monopolio privado, sabemos que ele abusa dos consumidores, oferece serviços bem piores e bem mais caros do que quando existe concorrencia equilibrada, é claro que é bom a nível global governantes russos e chineses que se imponham contra os abusos de washington mas isso não quer dizer que sejam os governos saudaveis "que o mundo precisa"

    ResponderExcluir
  18. Desde quando nós temos acesso aos fatos todos da política por acaso para dizer que seja fato ou hipótese? Quer provas de corrupção nos países europeus alguns abaixo, mais antes de entrar em alguns fatos bem conhecidos, citarei algo: por acaso desde quando governos ocidentais apresentados pela mídia como os certos a mídia apresenta algo contra eles? Dentro de seu método alguém poderia chegar aqui e diga prove que o Bush foi um corrupto, por acaso vc tem provas da corrupção de Bush? No entanto qualquer um aqui que tenha alguma forma de pensar um pouco pelo menos racionalmente e não mecanicamente baseada nos escassos fatos que temos acesso, diria é obvio que Bush foi um corrupto e não criou guerras para combater supostos ditadores ou terroristas. Tem certas coisas que de tão obvias que são não precisam de supostos fatos que possam ser facilmente manipulados.Mais apresentarei alguns fatos fáceis de acesso que caem por terra o mito europeu da seriedade anti-ccrrupta vejamos alguns abaixo
    A F.1 é um símbolo europeu, quantas organizações no mundo são tão descaradamente corruptas quanto ás equipes de F.1 que chegam a vender literalmente vagas de pilotos para financiadores? Um dos vários casos qu8e poderia ser citado, o venezuela Maldonado só entrou na F.1 pq é empresariado pela empresa petrolifera venezuelana. Outro fato sobre a Europa, a corrupção no esporte europeu chega a níveis absurdos, quem acompanha boxe sabe muito bem que na Alemanha (junto dos EUA) existem os maiores casos descarados de roubos para lutadores, casos grotescos onde o lutador da casa vence lutas descradamente roubadas, e não só na Alemanha, ano passado mesmo um Sueco naturalizado finlandes lutando na Finlândia o nome dele é Helenius venceu de forma descaradamente roubado aso britânico Chisora e a mídia da Finlândia apresentou como grande vitória de sua grande promessa. Na Suíça aconteceu o famoso caso do lendário americano Holyfield que foi descaradamente roubado frente o russo Valuev em uma das maiores fraudes da história do boxe segundo analistas (se eu for falar dos roubos no boxe falarei até amanha sempre com jurados europeus). No MMA lutadores ameircxanos exitam lutar na Europa temendo serem roubados (isso é de conhecimento público), o que dificulta o Dana White de fechar contratos em certos países europeus onde depois disso misteriosamente ficou dificultada a legalização do MMA. O futebol italiano então é uma completa vergonha, lá a justiça ainda tenta disfarçar de vez em quando punindo alguém, mais quem pesquisa sabe bem que o escandalo é muito maior como uma vez o Buffon declarou culparam menos de 1% dos fraudulentos como bodi expiatório. E olha que nem estou entrando nas hipoteses de copas do mundo compradas tem umas coisas vem estranhas, mais ai sairia dos fatos então nem citarei. Se no esporte algo tão popular é assim na Europa, imagina na Política onde temos muito menos acesso ao que acontece? Na boa não cola essa de supostas provas que a mídia apresenta contra quem seja conveniente, o Putin diferente dos governantes europeus não é uma peça em um tabuleiro de xadrez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom comentário S, na minha opinião. Falam muito mal do Putin e dizem muitas coisas sobre a corrupção dele mas esquecem-se que na verdade na Europa toda e EUA a corrupção é bem maior do que se imagina. Qualquer um "racional" pensa isso, por exemplo o michel pediu-me para mostrar factos de que o presidente sueco roubou, eu nao preciso de factos, é só pensar um pouco e saber que esse presidente deve ter roubado alguma coisa, e os deputados e outros politicos suecos, nao roubarão tb, isso ta é mais controlado. Gostaria de conhecer um governo onde não haja corrupção. A mídia ocidental e mesmo a mídio oposicionista russa fala mal de Putin isso é um facto.

      Excluir
    2. Você está completamente enganado, cidadão. Você como cidadão tem o direito e o dever de acompanhar as contas públicas da sua cidade, estado ou país. Como você acha que aquele site famoso que publica as contas do governo federal faz para ter acesso aqueles dados? É muito simples: É um direito do povo. Nunca disse que os países ocidentais não são corruptos. Se não fossem, nem entrariam em comparações, como no estudo que eu apresentei. Acontece é que em vários países a corrupção não é algo crônico, mas sim esporádico. Realmente, não há provas cabais que provem que Bush é corrupto, ao contrário de Putin. Mas Bush fez uma guerra para roubar o petróleo iraquiano o que aumentou os gastos da petroleira de sua família. Isso é público e notório. E eu nunca disse que os EUA não eram corruptos. Você perde tempo ao fazer eu perder meu tempo explicando coisas que eu nunca disse. Não sei por que você perde tempo citando uma empresa privada, como a F1. E tudo o que você falou no MMA não procede.

      Excluir
  19. Anônimo então se o Michel foli o único a apresentar fatos, então refute o que falei acima e se quiser te cito várias outras dezenas de fatos sobre corrupção descarada no esporte europeu. Se no esporte europeu é assim, imagine na política? Ou vai dizer que por acaso temos acesso a tudo q ocorra na política agora? Não temos acessos nem ao orçamentos reais de campanhas políticas, é fácil falar em fatos se baseando aos escassos fatos apresentados por conveniência na mídia.

    ResponderExcluir
  20. Você está completamente enganado, cidadão. Você como cidadão tem o direito e o dever de acompanhar as contas públicas da sua cidade, estado ou país. Como você acha que aquele site famoso que publica as contas do governo federal faz para ter acesso aqueles dados? É muito simples: É um direito do povo. Nunca disse que os países ocidentais não são corruptos. Se não fossem, nem entrariam em comparações, como no estudo que eu apresentei. Acontece é que em vários países a corrupção não é algo crônico, mas sim esporádico.

    Realmente, não há provas cabais que provem que Bush é corrupto, ao contrário de Putin. Mas Bush fez uma guerra para roubar o petróleo iraquiano o que aumentou os gastos da petroleira de sua família. Isso é público e notório. E eu nunca disse que os EUA não eram corruptos. Você perde tempo ao fazer eu perder meu tempo explicando coisas que eu nunca disse.

    Não sei por que você perde tempo citando uma empresa privada, como a F1. Estamos falando de governos.

    Não fale dos americanos que lutam MMA. Eu sou apreciador desse estilo de luta e sei que muitos lutadores americanos mundo a fora.

    A Itália é muito corrupta. Se você tivesse me perguntado sobre a Itália, eu iria falar bastante coisa que eu sei sobre esse país. Eu não estava a falar da periferia da Europa, mas sim fiz uma comparações dos países nórdicos e outros países da Europa Ocidental. Eu colocaria a Itália ao lado da Rússia no que tange a corrupção.


    ResponderExcluir
  21. Pessoal, não sei por que motivo alguns comentários não estão sendo publicados (inclusive) os meus. Alguns comentários como do "S" e do Raul aparecem para mim, mas não está publicados. Peço que compreendam esse problema e que não respondam aos fakes que insistem me atacar.

    ResponderExcluir
  22. Michel, agora entendi porque quando falava mal de equipamentos russos o Sr. boicotava.
    Certos assuntos como este não são de interesse de nacionalistas brasileiros, mas tens o direito da (quase)livre imprensa .

    ResponderExcluir