General Yahya Safav |
Segundo a agência iraniana "Fars", Safavi fez esta declaração durante o discurso prévio ao sermão oficial de sexta-feira de Teerã.
"Temos dois mil quilômetros de praia no Golfo Pérsico e no mar de Omã, portanto qualquer embarcação de guerra americana estará ao alcance dos mísseis terra-mar do Irã", afirmou Safavi.
O ex-comandante do corpo elite de Guardiães Revolucionários do Irã disse ainda que seu país é uma grande potência regional que os americanos não devem desprezar.
"Os inimigos não têm outro remédio a não ser se submeter ao Irã e aceitar as reivindicações do povo iraniano", acrescentou.
O assessor militar do líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, acrescentou que o "Irã triunfará diante das ameaças e das sanções dos inimigos".
A República Islâmica do Irã está em disputa com a comunidade internacional por se negar a suspender sua atividade de enriquecimento de urânio, material de uso militar e civil.
O Irã conta aparentemente com urânio suficiente para fabricar duas bombas atômicas, o que preocupa os países ocidentais.
O Ocidente, especialmente a União Europeia (UE) e EUA, veem com preocupação o programa nuclear iraniano, e suspeitam que sob a cobertura deste programa, aparentemente civil, Teerã tente conseguir armas nucleares, o que o Irã rejeita.
A rejeição de Teerã de suspender suas atividades nucleares custou até agora ao país a aprovação de quatro resoluções punitivas pelo Conselho de Segurança da ONU.
EUA, UE e Israel ameaçaram em algumas ocasiões optar por uma solução militar caso fracassem as vias diplomáticas e pressões políticas no caso nuclear iraniano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário