Porta-aviões Varyag, agora em ‘mãos’ chinesas |
“O porta-aviões já está sendo construído, mas ainda não está terminado. Esperem! Quando acabar a construção (do porta-aviões) voltaremos a falar sobre o assunto”, disse Chen Bingde, em uma entrevista ao jornal Hong Kong Commercial Daily, assim o general se converteu no primeiro oficial a dar informações sobre o primeiro porta-aviões chinês.
Anteriormente, a agência Xinhua divulgou a imagem do porta-aviões “Variag”, no estaleiro do porto de Dalian. O porta-aviões soviético que nunca teve sua construção concluída, foi adquirido por uma companhia com sede em Macau em 1998 e mais tarde foi rebocado para Dalian, onde os trabalhos de sua construção já esta em fase final.
Em 1990, a China adquiriu também o porta-aviões soviético “Kiev” e “Minsk”, posteriormente convertidos a centros de instrução (para treinamento).
Assim mesmo, em abril de 2010, o diretor-geral do Estaleiro de Jiangnan, em Xangai, Nan Daqing, anunciou que sua empresa se preparou bem para a construção de um porta-aviões. No começo de 2011, alguns sites chineses publicaram imagens do que seria o teste de um caça embarcado, o J-15, desenvolvido pela companhia aeronautica Shenyang sob as bases do caça russo Su-33.
Nenhum comentário:
Postar um comentário