Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, e Medvedev, presidente da Rússia, se cumprimentam ao assinarem o New START em 8 de abril de 2010, em Praga, Capital da República Tcheca |
Segundo o tratado, ambos os países têm que reportar o estado inicial do seu arsenal nuclear até a data que o tratado passou a vigorar. Segundo o site do Departamento de Estado dos EUA, os EUA têm 882 entre mísseis intercontinentais (ICBM), SLBM (mísseis balísticos lançados por submarinos) e mísseis lançados por bombardeiros estratégicos. Já a Rússia conta com 521 mísseis das mesmas categorias citadas.
Os novos limites, impostos pelo New START, com 1.550 ogivas instaladas e 800 mísseis ICBMs, SLBM e bombardeiros pesados com armamento nuclear. Isso significa que os EUA terão que reduzir seu arsenal até o ano de 2020, enquanto o arsenal russo está dentro dos limites estabelecidos.
O tratado “New START” foi firmado pelos presidentes da Rússia e EUA na data de 8 de abril de 2010, mas somente foi ratificado pelos parlamentos dos países envolvidos em janeiro de 2011. A demora se deu a problemas com contradições e emendas anexadas ao texto do documento pelas câmaras legislativas.
As maiores contradições se produziram pela discussão acerca do escudo antimísseis americano, indicado no preâmbulo do documento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário