A Direção de Projetos de Investigação Avançada de Defesa (DARPA, por sua sigla em inglês) está disposta a testar este ano, no Afeganistão, o sistema de proteção ativa para veículos blindados “Iron Curtain” (IC-APS).
Segundo o site AVIATION WEEK, o sistema foi desenvolvido pela companhia Artis LLC, financiado pela DARPA, para proporcionar aos veículos de infantaria uma proteção adequada contra ataques de lança foguetes/granadas. Para tal finalidade, o sistema Iron Curtain será instalado em quatro veículos blindados HMMWV.
Anteriormente, o sistema foi submetido a vários testes. Em 2009, a DARPA decidiu incorporar o IC-APS ao sistema de localização de disparo Crosshair, sendo que a missão desse último é localizar os pontos de disparados de armas leves de infantaria.
De momento quase não transcendem detalhes acerca do IC-APS. Sabe-se que esse equipamento usa um radar de pulso Doppler CrossCue, capaz de localizar, identificar e rastrear a trajetória de projéteis que represente uma ameaça ao veículo. Ao aproxima-se um projétil do veículo há alguns centímetros, um sistema de disparo é acionado, o que faz uma munição ‘queimar’ a ogiva do projétil atacante.
No entanto, não se informa se o sistema é capaz de resistir ao fogo de vários mísseis de uma só vez, ou se é vulnerável a munições “tandem HEAT”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário