Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Letônia diz que pode buscar o apoio da OTAN no futuro em face da “ameaça Mistral”

A Letônia vai pedir o apoio da OTAN se a Rússia implanta os porta-helicópteros de origem francesa Mistral no mar Báltico, porque isso iria mudaria o equilíbrio de forças na região, o disse nessa quarta-feira o ministro da Defesa da Letônia, Artis Pabriks.

Rússia e França assinaram na últuma sexta-feira, um acordo para o fornecimento de dois porta-helicópteros da classe Mistral, de origem francesa. O contrato que ascendeu a importância de US$ 1.7 bilhões (1.2 bilhões de Euros) também visa o repasse de tecnologias sensíveis.

“Se esses porta-helicópteros aparecem no mar Báltico, a Letônia pedirá a França e a OTAN em geral apoio militar e político”, disse Pabriks. “O tamanho desse apoio deve ser adequado para restaurar o equilíbrio das forças na região”, conclui Pabriks.

A Letônia é uma ex-república soviética, que se juntou ao bloco (OTAN) de 28 membros, juntamente com outros estados do Báltico em 2004.

O Ministro da Defesa da Rússia, Anatoly Serdyukov, disse na terça-feira que ainda é muito cedo para determinar a implantação futura dos navios de guerra, como o primeiro navio será entregue à Rússia em 2014 e a segunda em 2015.

“Vamos construir os primeiros navios e depois pensar sobre seu uso. Temos alguns planos e vamos publicá-los quando os navios estiveram quase prontos”, disse Serdyukov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário