O caça russo de 5ª geração, desenvolvido sob o programa PAK-FA (Perspektivny Aviatsionny Kompleks Frontovoy Aviatsii) e conhecido pela nomenclatura T-50, poderá ser equipado com um radar avançado, o qual esta sendo desenvolvido nesse exato momento por uma companhia russa.
O novo radar será baseado no conceito Radio Optical Phased Arrays (ROFAR), explicou o conselheiro do vice-diretor geral da Radio-Electronic Technology (KRET), Vladimir Mikheev.
A KRET é parte da Rostec, empresa que esta desenvolvendo a aviônica e outros equipamentos para o T-50.
O futuro radar será baseada na tecnologia fotônica que expande e muito as possibilidades de comunicação e radar. O peso do novo radar será bem inferior os radares atuais russos e a resolução será aumentada em 10x.
O sinal ultra-banda-larga ROFAR permite obter praticamente uma imagem de TV em uma gama de radar.
A tecnologia rádio fotônica irá aumentar ainda mais as capacidades dos novos caças e helicópteros russos.
O desenvolvedor do ROFAR, a KRET, estabeleceu um laboratório em rádio fotônica. A empresa já começou a realizar testes de laboratório para criar o radar ROFAR. Projetado para ser finalizado em 4 ou 5 anos, o projeto continua dentro do cronograma, o qual foi estabelecido a Fundação de Estudos Avançados.
Como foi anteriormente relatado pelo vice-presidente da KRET, Igor Nasenkov, a empresa pretende estabelecer uma amostra de grande escala do futuro radar em 2018.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário