Su-35S na cor cinza |
O ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, anulou no última dia 26 de dezembro de 2012 a decisão de seu antecessor, quem havia ordenado empregar unicamente a cor cinza na camuflagem dos caças russos.
Segundo uma fonte do Alto Comando da Força Aérea Russa, citada pelo jornal russo Izvestia, a partir de 2013 os caças e helicópteros russos voltarão a ser pintados com as cores predominantes das zonas que os mesmos estiverem implantados.
Por hora é mantido em secreto o número exato das cores a serem utilizadas, que poderão ser verde, azul escuro, cor de areia e até branca. Essa diversificação não ocorrerá de pronto, mas sim em um processo gradual.
A introdução gradual de novas cores vai economizar dinheiro, pois custa entre US$ 6.000 a US$ 9.000 a pintura de um caça. A mudança completa de cores de camuflagem pode levar três ou quatro anos.
A mesma fonte disse que a cor cinza foi copiada pelo ex-ministro Serdyukov dos EUA. A USAF tinha adotado essa cor na década de 1970 para não pintar aviões cada vez que eles mudassem de aeródromo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário