Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Diplomacia na Rússia vive momento de 'pista dupla', diz ex-embaixador

Milhares de manifestantes russos protestam contra a proibição de americanos adotarem crianças do país

Duas Rússias estão surgindo – uma buscando a liberdade e a prosperidade, e a outra focada no patriotismo e populismo. Na primeira, as pessoas podem viajar para o exterior, comprar e vender suas casas e manter o dinheiro guardado em segurança nos bancos. Na outra Rússia, o presidente Vladimir Putin reprime dissidentes, alega ameaças de mísseis de defesa da Otan, e procura seduzir ex-vizinhos soviéticos para uma união desigual da Eurásia. Uma nova diplomacia que lide com as duas Rússias de forma eficaz é essencial.

A primeira Rússia está se modernizando. Em 2011, ela teve a sexta maior economia do mundo em paridade de poder de compra. O rendimento nacional bruto per capita foi de aproximadamente US$ 20 mil, semelhante à Polônia e à Hungria, membros da União Europeia. As pessoas mais ricas, muitas vezes possuem propriedade estrangeira ou enviam crianças para o exterior para estudar.

Em algumas áreas a Rússia coopera com o Ocidente. Ela facilita a entrega de suprimentos para as forças da Otan no Afeganistão, apoia sanções selecionadas ao programa nuclear ilícito do Irã e lança foguetes para a estação espacial internacional. E a Rússia concluiu um novo tratado de armas estratégicas com os EUA.

A segunda Rússia é retrógrada. Ele está voltando a um passado mais estadista e autoritário, longe dos ideais de liberdades civis e do Estado de direito. A União Soviética não está prestes a reaparecer, mas os grupos de construção da democracia estão sendo atacados, dissidentes são jogados em hospitais psiquiátricos e a justiça é politicamente manipulada. A Rússia está na 142ª posição na lista de 179 países do Índice de Liberdade de Imprensa, compilado pela organização Repórteres Sem Fronteiras.

O Ocidente deveria empregar estratégias diferentes para lidar com cada uma das duas Rússias, reconhecendo que forças "patrióticas" estão no poder por enquanto, mas que elas estão cada vez mais distanciando a população urbanizada e educada.

As elites modernizadoras valorizam uma economia em crescimento e laços globalizantes. Assim, o Ocidente deveria encorajar a Rússia a respeitar as regras da Organização Mundial do Comércio, o que deverá aumentar a competitividade da economia da Rússia. Um acordo recente dos EUA sobre direitos sobre propriedade intelectual vai ajudar a garantir que a Rússia se beneficie de seus setores de alta tecnologia. No Conselho do Ártico, Moscou está cooperando para buscar oportunidades econômicas e ao mesmo tempo proteger o meio ambiente.

Ao mesmo tempo, a competitividade energética da Rússia está diminuindo por causa da interferência governamental. Oferecer mais margem de manobra para o investimento ocidental e tecnologia para desenvolver depósitos complicados de petróleo seria ajudar a Rússia a recuperar o ímpeto de exportação. Nisso, a ousada pareceria da Exxon Mobil com a Rosneft para exploração do Ártico será pioneira.

A diplomacia com a segunda Rússia deve ser guiada pelo interesse de longo prazo do Ocidente na liberalização interna e tratamento justo. O Ocidente deveria reavivar os princípios da diplomacia de direitos humanos da era soviética, como falar publicamente contra a repressão e alardear os casos individuais de injustiça. O Ocidente tem sido muito silencioso sobre as sistemáticas violações dos direitos humanos no norte do Cáucaso.

Mas os estrangeiros podem fazer pouco para fazer avançar a reforma na Rússia, exceto através da interação pessoal e da comunicação via Internet. O Kremlin terminou com os programas USAid, embora os fóruns da sociedade civil UE-Rússia permaneçam úteis. Grupos corajosos de financiamento externo como o Golos, que monitora as eleições, enfrentam assédio e fechamento. A cooperação na segurança nuclear está impedido; Moscou cancelou o programa Nunn-Lugar.
Internacionalmente, a Rússia se esforça para manter a sua identidade como uma grande potência, muito embora seja eclipsada por áreas mais dinâmicas do mundo, como o leste da Ásia. Mas o apoio teimoso ao regime de Assad na Síria manchou o prestígio da Rússia, e a intimidação dos vizinhos a deixa sem amigos ou aliados.

Embora não seja fácil, o Ocidente tomou medidas para combater a Rússia retrógrada. Em dezembro, a secretária de Estado, Hillary Clinton, advertiu contra esforços para "ressovietizar" sua vizinhança, forçando uma união econômica da Eurásia.

O Ocidente também tem encorajado a Geórgia a melhorar os laços com a Rússia, enquanto ajuda a impedir uma repetição da invasão de 2008. O Ocidente ajuda os produtores de energia cáspios apoiando múltiplas rotas de exportação para a Turquia, portos do Mar Negro e China.

A Rússia retrógrada pode ser sua pior inimiga. No mês passado, numa cúpula da UE, Putin chamou de "incivilizadas" as propostas que tratam a propriedade russa de ativos de energia na UE da mesma maneira que a propriedade de outros produtores de energia.

Uma lei para proibir que norte-americanos adotem crianças russas, muitas delas órfãs com necessidades especiais, causou desânimo. Ela foi concebida como uma resposta a uma lei recente dos EUA, o ato Sergei Magnitsky, que proíbe a entrada nos Estados Unidos e o uso de seu sistema bancário do país por parte de russos que cometem graves violações aos direitos humanos. Nesta frente, menos reuniões ocidentais com Putin, e medidas parecidas com o ato Magnitsky, merecem consideração.

A diplomacia de pista dupla, incorporando abordagens pragmáticas, mas de princípios, poderia fomentar a cooperação com a Rússia em interesses comuns e ao mesmo tempo levantar o espírito daqueles que buscam a democracia e o respeito aos direitos humanos.

(Denis Corboy, um pesquisador visitante sênior no Kings College de Londres serviu como embaixador da Comissão Europeia para a Armênia e Geórgia. William Courtney foi embaixador dos EUA no Cazaquistão e na Geórgia, e assistente especial do presidente para a Rússia, Ucrânia e Eurásia. Kenneth Yalowitz serviu como embaixador dos EUA em Belarus e Geórgia).

5 comentários:

  1. Visao de um Britanico sobre a Russia ,nao tem nem um credito para mim eo mesmo que colocase um Americano Patriota dando a visao do celebro lavado dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que um britânico não pode falar sobre a Rússia, mas um russo pode falar dos outros países, né?

      O debate é interessante por causa das diferentes opiniões.

      Excluir
    2. Verdade , Ate Parece que vemos aqui no blog em outros lugares os Russos perdendo tempo
      com Cultura Alheia .no velho xororo de tenta fazer os paises serem como a visao deles querem ,
      Se fose um Italiano ate parava para dar credito mais para um Britanico tenha paciencia

      Excluir
    3. Quem vê você falando esse tipo de coisa até parece que na Rússia não há discussão acerca de outros países e que as universidades russas não ensinam R.I., Ciências Políticas e correlacionadas.

      Eu prefiro ler a opinião de um britânico, país que é uma potência econômica, cultural e militar, do que a opinião de alguém da sempre decadente Itália.

      Excluir
    4. E verdade que que a na Russia a Discussao sobre outros paise nao tenho duvida ,
      Porem nao e por causa deles Porem fora la Rusk parusk ,nao se ver iso como ladainha , como no caso dos EUA e sua gang infelizes de ver certos paises longe de ser uma ideial Republica da Banana ,
      .
      Uk uma potencia economica e cultural e verdade , porem que um pau mandado dos Americanos nao a duvida .Por iso nao me iludo com tal visao vinda daquelas bandas. Mencionei Italia como tbm poderia mencionar outros paises Longe de uma visao formada e frustrada pelo fato que nao consiguirao impor sua agenda na cultura alheia ,

      Excluir