Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sukhoi T-50 PAK-FA não participará do “FX coreano”


Acima o caça russo Sukhoi T-50 PAK-FA alça voou pela primeira vez em 29 de janeiro de 2010 


A principal fabricante russa da área aeronáutica decidiu não participar de uma grande concorrência que visa o fornecimento de 60 aeronaves de nova geração à Força Aérea Sul-Coreana, disse nessa segunda feira o jornal sul-coreano “The Korea Times”.

O jornal, que cita autoridades do país, disse que nenhuma empresa russa decidiu participar do “Programa FX-III”. O ganhador da concorrência vai assinar um contrato com a Força Aérea Sul-Coreana de US$ 7,3 bilhões para o fornecimento de 60 caças avançados com tecnologia “stealth”.

“Nenhuma empresa russa se prontificou para assistir a sessão de explanação do programa, que era um pré-requisito para participar da concorrência”, disse um porta-voz da Defense Acquisition Program Administration (DAPA) ao jornal. Segundo o porta-voz, o prazo máximo de inscrição era até a última sexta-feira.

A DAPA disse anteriormente que o caça russo T-50 PAK-FA, fabricado pela gigante russa Sukhoi, foi listado como um dos quatro candidatos para o o Programa FX-III. O caça russo iria concorrer contra o F-15SE Silent Eagle, fabricado pela Boeing, com o F-35 Lightning II, fabricado pela Lockheed Martin além do Eurofighter Typhoon, fabricado pelo consórcio europeu Eurofighter.

A sueca Saab também apresentou um pedido para participar da concorrência com seu caça multifuncional Gripen, mas as autoridades sul-coreanas disseram que a aeronave não atende muitas das exigências da Força Aérea Sul-Coreana. Tudo bem que o caça sueco ainda é um projeto e não é furtivo, mas o mesmo acontece com o excelente Eurofighter Typhoon.

Ainda não se sabe o real motivo que motivou a Sukhoi ficar de fora dessa concorrência. Mas o que todos sabem é que a Coréia do Sul é uma aliada dos EUA e talvez por esse motivo os russos não compartilhar os dados do seu super-caça com um aliado dos EUA. Também sabemos que toda concorrência militar na Coréia Sul é marcada por escândalos de corrupçãoe quase sempre as empresas americanas ganham as mesmas.

Leia também: Rússia pretende vender caças furtivos para a Coréia do Sul 




2 comentários:

  1. Seria uma GRANDE PERDA TEMPO!!! , meu caro Michel Medeiros

    ResponderExcluir
  2. Além de causar mal-estar com a China e Coreia do Norte, desnecessariamente.

    ResponderExcluir