K-535 Yuriy Dolgorukiy |
O mais novo submarino russo movido a propulsão nuclear, o K-535 Yuriy Dolgorukiy, será colocado em serviço em junho deste ano, disse nesta sexta-feira a Obyedinyonnaya soodostroityel'naya korporatsiya (United Shipbuilding Corporation).
A classe Borey de submarinos (Projeto 955) será dotada com mísseis balístico Bulava, mas um representante da USC disse que decisão de quando o míssil estará operacional é um tanto “complicada”.
Posto em quilha em 1996 e lançado em fevereiro de 2008, o submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy desloca 24 mil toneladas, mede 170 metros de cumprimento e 13,5 metros de altura. Sua velocidade na superfície é de 15 nós, enquanto sua velocidade submergido é de 29 nós. É capaz de navegar de forma autônoma durante 100 dias sem emergir.
O armamento é constituído de torpedos, 6 mísseis de cruzeiro RPK-2 Viyuga, 12 mísseis balísticos navais estratégicos RSM-56 Bulava, que terão o alcance de 8.000 km, os quais podem ser armados com até 10 ogivas de guiamento individual e de reentrada múltipla. A tripulação do submarino é de 107 pessoas, incluindo 55 oficiais.
O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse no final de dezembro que os testes de vôo do SLBM Bulava foram concluídos e que agora ele seria adotado pela Marinha Russa.
A Rússia efetuou com sucesso o teste de lançamento de dois mísseis Bulava de forma simultânea em 23 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário