Esforços britânicos para ajudar a derrubar o coronel Gadaffi não se limitaram a ataques aéreos. No chão - e na calma - soldados das forças especiais foram misturados com combatentes rebeldes. Esta é a prévia e não relatada parte crucial que aconteceu.
A campanha britânica para derrubar o regime de Muammar Gaddafi tinha a sua face pública - com bombas caindo de aviões, ou navios da Royal Navy que aparecem em águas da Líbia, mas também teve o seu aspecto secreto.
As investigações daquele esforço secreto revelam uma história de pessoas bastante ocupadas com este trabalho, enquanto o tempo todo enfrentavam restrições políticas e legais impostas por Londres.
No final, porém, as forças especiais britânicas foram colocadas em solo a fim de ajudar os aliados do Reino Unido - os revolucionários da Líbia, muitas vezes chamados de Conselho Nacional de Transição, ou NTC. Aqueles com conhecimento do programa insistem que "eles fizeram um trabalho tremendo", que contribuiu para o colapso final do regime de Gaddafi.
A Política do Reino Unido para a intervenção evoluiu de uma série de trancos e barrancos, sendo alterada em pontos-chave por eventos em terra. Os argumentos sobre até onde deveria ir o Reino Unido foram debatidos em uma série de reuniões do Conselho de Segurança Nacional, em Downing Street. Sob a presidência do primeiro-ministro David Cameron, seus principais membros foram:
- O Chefe do Estado-Maior da Defesa, General Sir David Richards
- O Secretário da Defesa, Liam Fox
- O Secretário dos Assuntos Estrangeiros, William Hague
O Chefe de Pessoal do Ministro Cameron, Ed Llewellyn, era uma voz-chave no pedido de ação urgente após o início da revolução líbia, em fevereiro passado, dizem os informantes de Whitehall.
O primeiro envolvimento significativo das forças britânicas no interior da Líbia era uma missão de resgate, montada apenas algumas semanas após do levante contra Gadaffi começar. Em 3 de Março, aviões C130 da Royal Air Force foram enviados para uma pista de pouso no deserto, em Zilla, no sul do país, para resgatar trabalhadores expatriados de empresas petrolíferas. Muitos tinham sido ameaçados por pistoleiros e bandidos.
Esta ponte aérea de 150 estrangeiros, incluindo cerca de 20 britânicos, para o aeroporto Valletta em Malta, correu bem apesar de uma das aeronaves ser atingida por fogo antiaéreo, pouco depois de decolar.
Com os voos, foram também cerca de duas dezenas de homens do Esquadrão C do Special Boat Service (SBS), que ajudaram a garantir a zona de aterragem. Foi uma intervenção de curto prazo e discreta que salvou os trabalhadores dos riscos de seqüestros ou assassinatos, e causaram pouco debate em Whitehall.
Os eventos, porém, estavam se movendo de forma caótica e violenta em diante, com as forças armadas da Líbia se fracionando e Benghazi como o centro emergente da oposição. O governo procurou abrir contatos com o Conselho Nacional de Transiçã, tanto abertamente como de forma encoberta.
Foi o aspecto disfarçado dessa relação que quase levou à mais ampla tentativa da Grã-Bretanha para ajudar a revolução a não sucumbir. O Serviço Secreto de Inteligência, ou MI6, procurou intensificar a comunicação com alguns de seus contatos na oposição. Decidiu-se enviar um par de pessoas do serviço para uma cidade não muito longe de Benghazi, para atender a um destes líbios.
O MI6, dizem algumas pessoas familiarizadas com o que aconteceu, decidiu evitar a fragata da Marinha Real, em Benghazi naquele momento, ou qualquer outro símbolo óbvio do poder nacional como base para este encontro. Em vez disso, optaram por voar de Malta até a Líbia durante a noite num helicóptero Chinook, para acharem "quebra-galhos" que iriam ajudá-los a chegar à reunião.
No planejamento desta operação, a SIS decidiu usar um braço altamente sensível das forças especiais, o Esquadrão E, a fim de cuidar de seu povo. Seis membros do Esquadrão E, que é recrutado em todas as três unidades do Tier 1 (SAS, SBS e Special Reconnaissance Regiment), devidamente embarcaram no Chinook para “orientarem” o pessoal de inteligência.
Eles foram equipados com uma variedade de armas e equipamentos de comunicações seguras. Em consonância com o papel sensível do Esquadrão E, eles foram à paisana ou vestindo macacões pretos (relatos variam), e carregavam uma variedade de passaportes.
O plano foi desvendado quase que imediatamente. O desembarque do helicóptero despertou a curiosidade local.
A revolução líbia, como muitas outras, foi acompanhada por uma boa dose de paranóia sobre mercenários estrangeiros e espiões, e o grupo britânico não poderia parecer mais suspeito. Eles foram detidos e levados para Benghazi, os homens em solo tendo decidido que abrir fogo destruiria a missão minuciosamente construída na qual eles estavam muito envolvidos.
Este revés em Benghazi rapidamente tornou-se ainda mais embaraçoso, assim que o governo Gaddafi lançou um telefonema interceptado, em que um diplomata britânico pedia ao NTC uma solução para a liberação da equipe.
Como resultado do que aconteceu com o Esquadrão E, aqueles que defendiam o uso de forças especiais para ajudar a derrubar o regime foram colocados de lado por meses. Isso também causou grandes dificuldades para o MI6, que tinha planos de converter algumas figuras-chave no círculo íntimo de Gaddafi.
Quando, em 19 de Março, tanques do coronel Gaddafi foram bombardeados assim que entraram Benghazi, o conflito entrou numa fase radicalmente diferente. Uma ação militar de alta envergadura estava em andamento, e os líderes do Reino Unido, EUA e França ficaram cada vez mais comprometidos com a derrubada do líder líbio.
Mas os meios que poderiam ser usados seriam bem limitados, como resultados da experiência infeliz do Iraque, e os termos da resolução da ONU que tinha autorizado a ação apenas no ar.
De acordo com Resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU, os países foram autorizados a usar a força "para proteger os civis e áreas civis povoadas, sob ameaça de ataque". O texto observou que as medidas utilizadas para atingir este objetivo excluíam "uma força de ocupação estrangeira, de qualquer forma e em qualquer parte do território líbio".
A resolução autorizava força, mas com limitações, tanto em evitar qualquer menção de apoio às forças de combate do exército do Coronel Gaddafi e aparentemente descartando "botas no chão", o que definiu muito do pensamento do governo britânico.
No entanto, figuras-chave nas discussões em Downing Street estavam convencidas de que os ataques aéreos por si só não alcançariam o resultado que queriam. Nas sessões do Conselho de Segurança Nacional, o General Richards e o senhor Fox fizeram o planejamento de modo que fosse possível fornecer treinamento e equipamento para as forças revolucionárias do NTC.
Em uma reunião perto do final de março, nos foi dito que a autorização foi dada para tomar certas medidas para desenvolver as embrionárias forças terrestres do NTC. Isto envolveu o envio imediato de uma pequena equipe de consultoria e desenvolvimento de longo prazo para um projeto de "treinar e equipar". Ministros foram avisados, dizem pessoas familiarizadas com a discussão, que esta segunda parte do plano levaria pelo menos três meses para ser implementada.
Quando meia dúzia de oficiais britânicos chegaram em um hotel à beira-mar em Benghazi, no início de abril, eles estavam desarmados e seu papel era estritamente limitado. Eles haviam sido orientados para ajudar o NTC a configurar um nascente Ministério da Defesa, localizado em uma fábrica controlada pelos rebeldes na periferia da cidade.
A tarefa primeira e mais básica da equipe de assessoria era fazer com que diversas formaçoes de caças líbios rugindo em torno de caminhões armados ficassem sob algum tipo de coordenação central. Como repórteres haviam descoberto, a maioria destes homens tinha pouca ideia do que estavam fazendo, e logo entravam em pânico se pensassem que forças do coronel Gaddafi estavam os atacando e superando.
Havia uma série de questões legais os impedindo de dar mais ajuda. Alguns advogados de Whitehall argumentaram que qualquer tipo de presença no terreno era problemática. Dúvidas jurídicas foram levantadas sobre armar o NTC ou atingir diretamente o coronel Gadaffi.
Uma vez que a operação aérea foi colocada em uma própria ação da Otan, essas questões se tornaram ainda mais irritadiças, dizem informantes, com a aliança dizendo que não aceitaria que os homens no terreno "dirigissem ataques aéreos", de forma que alguns jornais, mesmo no final da primavera , estavam especulando que já estava acontecendo.
O desejo do governo britânico para conseguir a derrubada de Gaddafi, enquanto acomodava as sensibilidades jurídicas registradas por vários departamentos de Whitehall, levou a alguma frustração entre aqueles que tinham a intenção de fazer o trabalho político.
"Pareceu-me de forma desnecessariamente confusa, ir sobre um negócio que todos nós sabíamos dos objetivos subjacentes", disse um deles. "Era quase como se tivéssemos perdido a capacidade de definir um objetivo claro e ir, ainda assim, para ele."
No entanto, o bombardeio acidental de colunas da NTC por aeronaves da Otan no começo de abril, proveu aqueles que queriam um apoio mais direto com um argumento ainda mais poderoso. Oficiais britânicos e franceses em terra foram autorizados a coordenar ações mais estreitamente com a NTC, para efeitos de "desconflitização" ou de prevenir choques acidentais de acontecerem novamente.
Sob a rubrica “desconflitização”, consultores britânicos fizeram o seu caminho para lugares como Misrata, então sitiada, onde a RAF estava concentrando seus ataques aéreos. O palco estava montado, em seguida, para meses de bombardeio, que, como progrediu, esgotaram os estoques de armas de precisão disponíveis para alguns aliados da Otan e da paciência de muitos políticos para o que estava acontecendo. Informantes dizem que, discretamente, eles foram logo fazendo mais do que “desconflitização”, na verdade coordenaram os ataques aéreos da Otan com mais precisão.
Tomando como sugestão a aprovação de março, em princípio para um programa de treinamento, o General Richards tinha começado uma série de visitas de baixa visibilidade em Doha, capital do Qatar.
Este emirado do Golfo tinha tomado um papel de liderança no apoio ao NTC, e seu chefe de defesa optou pela intermediação de Junho, um acordo com o Reino Unido e França para fornecer material de apoio, bem como treinamento para o NTC.
Fonte: BBC
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