Miniatura de um A-90 Orlyonok |
O Serviço Federal de Guarda de Fronteiras está planejando construir um centro para a produção de Ecranoplano melhorar a proteção das fronteiras marítimas do país.
A mídia russa citou uma fonte do governo na última sexta-feira, que disse que esse centro será construído no estaleiro Avangard, no norte da cidade de Petrozavodsk.
Ecranoplanos são veículos que voam perto da superfície da terra devido ao efeito criado pela interação aerodinâmica das asas e da superficie.
Atualmente a Rússia está a construir o ecranoplano Orion-20 em Petrozavodsk. Ele servirá como uma plataforma de testes para motores, equipamentos de navegação e sistemas de controle e segurança dos veículos.
A Central Hydrofoil Design Bureau (CHDB) foi um centro de desenvolimento de ecranoplanos da extinta União Soviética.
O programa de ecranoplanos da URSS uma variedade de ecranoplanos militares, incluindo A-90 Orlyonok de 125 toneladas.
Os ecranoplanos A-90 Orlyonok foram originalmente desenvolvidos como cargueiro militar de alta velocidade e para realizar missões de assalto. Eram geralmente baseados nas margens do Mar Cáspio e Mar Negro.
O A-90 Orlyonok foi usado pela Marinha Soviética entre os anos de 1979 e 1992.
Em 1987, fora construído a classe Lun de ecranoplanos que tinha como finalidade lançar mísseis de cruzeiro.
Depois da dissolução da URSS, pequenos ecranoplanos foram construídos Estaleiro Volga, em Nizhniy Novgorod, mas a produção em massa foi interrompido diversas por causa de faltas de fundos e falta de demanda.
O Ministério da Defesa da Rússia não tem mostrado interesse nos ecranoplanos e o financiamento para a produção dos mesmos não foram incluídos no programa de aquisição de armamentos do estado até 2020.
No entanto, funcionários do Serviço Federal de Guarda de Fronteiras acreditam que essas naves podem ser eficazes na proteção das rotas marítimas no Ártico e fronteiras russas ao longo dos rios principais, tais como o Rio Amur e Danúbio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário