Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Verdades e mentiras sobre o especial da France Football sobre o Brasil

Aqui estou novamente para acabar com mais uma mentira produzida por algum entreguista de nosso país. Irei abordar o HOAX que se criou em torno edição 3537, de 28 de janeiro de 2014, da revista futebolística francesa France Football, a qual o Brasil é capa.
Antes de começar a minha dissertação, gostaria de abordar um tema menos importante: minha ideologia. Tenho recebido criticas ao “defender o governo venezuelano” e o condenar os extremistas na Ucrânia. Pra quem não sabe, ou sou apolítico, ou seja, pessoa que não segue bandeira de partido algum. Como eu sou tradicionalista e avesso à muitas modernidades, minha ideias se identificam com a ideologia de centro-direita ou até mesmo a ideologia de direita. Um dos livros que mais me identifiquei e isso poucos sabem, fui justamente um livro de um direita. Me refiro ao “Mente Conservadora”, do americano Russell Kirk. Portanto, antes de me acusar de comunista/socialista, procurem entender a ideologia que eu mais me encaixo. Ademais, sou um pensador, que procura sempre a sabedoria. Logo, não posso me apagar a coisas tão pequenas como a guerra de ideologia política. Sou nacionalista e essa é a única bandeira que eu levanto! Dificilmente defendo governo, o que eu defendo é a soberania e repudio a ingerência estrangeira. Bom, voltemos ao assunto que motivou esse post:

A primeira mentira que gira entorno da publicação francesa, é que a mesma destinou 12 páginas ao Brasil. Mentira! São 10 páginas, mas se tirarmos a capa da matéria e a entrevista do presidente da FIFA, Joseph Blatter, restam apenas 6 páginas.

A segunda mentira gira em torno da capa da publicação: Com o título “Peur sur le Mondial” (Medo do Mundial, em francês), o artista utilizou a bandeira brasileira na letra O de MONDIAL e cortou esteticamente a faixa com o dizer “Ordem o Progresso”. Ademais, é preciso conhecer o artista para criticar sua arte.

A primeira parte do especial se dedica a apresentar o Brasil para os leitores. Fala-se um pouco das sedes da Copa e de alguns problemas no desenvolvimento da infraestrutura para o Mundial. Lembra que até a presente data, o Brasil foi o país com mais tempo para preparar uma Copa (7 anos) e etc. Enfim, coisas que estamos carecas de saber. Mas lembro: A matéria é tom de critica, mas em tom respeitoso, nada sensacionalista como os entreguistas reportaram.

Ainda sobre a primeira parte da publicação, o jornalista fala das pressões da FIFA sobre o atraso nas obras, aborda que as construtoras são as maiores beneficiadas e que elas são as maiores doadoras de dinheiro para os partidos políticos. Mas se eu entendi bem, o jornalista cometeu um erro grave quando falou da estranheza do governo em excluir o estádio do Morumbi, casa do São Paulo Futebol Clube da Copa. Segundo ele, a modernização do Morumbi custaria ao contribuinte brasileiro metade da que será gasto com a Arena São Paulo. É um erro afirmar isso, pois o Morumbi seria construindo com dinheiro de capital privado, portanto, nem cabe comparação. Já sobre a Arena São Paulo, a mesma está sendo construindo com dinheiro do BNDS, com juros abaixo do comum. Podemos questionar o empréstimo, porém é um dinheiro que terá que retornar para os cofres públicos. Toda afirmação fora desse contexto não é aceitável.

Posteriormente, a publicação aborda o transporte sobre trilhos, faz criticas e fala de modo respeitoso sobre corrupção no metrô de Brasília. Porém, se esquece de mencionar que a empresa estatal francesa Alstom também fez parte do esquema, assim como em São Paulo.

Depois a revista francesas passa a explicar melhor aos seus leitores como é o Brasil de fato e publicou uma entrevista com o sociólogo Maurício Murad com essa finalidade. Deixo um link para vocês conhecerem a opinião de Murad sobre o legado da Copa. É basicamente isso que ele disse aos franceses:
http://coral.ufsm.br/nimbus/?p=1307

Depois eles falam do Bom Senso FC, uma organização criada por jogadores de futebol que lutam por melhorias em nosso futebol. Nada relevante para continuarmos falando isso. Passemos a outro tema.

A seguir, os franceses passaram ao tema segurança. Citaram a violência em Joinville na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, onde torcedores do Atlético Paranaense e do Vasco se enfrentaram ferozmente nas arquibancadas. Eles lembraram que desde 1988, 234 torcedores perderam suas respectivas vidas no futebol brasileiro. Bom, o intuindo desse post não tem como finalidade debater o ponto de vista dos franceses, mas lembro que mesmo com leis duras na França, ainda há violência nos estádios daquele país. A seguir deixo cenas de violência em estádios franceses. No vídeo que segue, torcedores do Saint-Etienne brigam com torcedores do Nice: https://www.youtube.com/watch?v=5mhd-F8EYVA

O próximo assunto foi a segurança. Mencionaram os números de investimentos nessa área, eles não fizeram criticas sobre o assunto.

Depois falaram de nosso clima, nada também relevante que mereça ser mencionado.

Por fim, a publicação traz uma entrevista com o presidente da FIFA, que em vários momentos elogia o Brasil. Segundo ele, nunca haverá uma Copa como a do Brasil.

Para concluir gostaria de salientar que EM NENHUM momento os franceses falam abertamente de corrupção; O nome do Lula é mencionado só uma vez e só foi citado quando se falou do estádio do Corinthians; Em nenhum momento os franceses falaram de burocracia, em nenhum momento criticam nossa cultura e em momento algum eles falaram que nosso país não é sério.

Em momento algum a publicação afirmou que o Brasil pediu para sediar a Copa. Para ser candidato o país tem que preencher os requisitos e o Brasil preencheu todos. O Brasil disputava com Argentina e a Colômbia a candidatura da América do Sul, porém a CONMEBOL nos escolheu. E com a retirada da candidatura da Inglaterra, o Brasil foi escolhido.

A seguir vou desmentir o que foi afirmado em blogs nas redes sociais sobre a publicação francesas.

*Jamais se falou que a corrupção no país é endêmica;
*Jamais se falou que tudo em nosso país se desenvolve à base de propina;
*Jamais se falou que o alto escalão do governo Lula está preso, assim como não falaram que grande parte da população e os artistas acreditam que esses são honestos;
*Jamais se falou que tudo o que acontece do mal em nosso país é culpa da FIFA ou que em outros tempos era culpa dos EUA e de Portugal;
*Jamais se falou que o povo brasileiro da mais importância ao futebol do que a política;
*Jamais se falou que o povo brasileiro elege jogadores para cargos políticos;
*Jamais se falou no nome do Romário ou dos seus projetos políticos;
*Jamais se falou que o palhaço Tiririca era o deputado federal mais votado do país ou se fez referência de alguma de suas músicas;
*Jamais se falou que o povo brasileiro se identifica com analfabetos, vide termos hoje cerca de 8,2 analfabetos em nosso país;
*Jamais se comparou o Brasil com a França ou com o Congo;
*Jamais se comparou a carga tributária do Brasil e da França, assim como não disseram que essa taxa é maior no Brasil e menor na França. Também não poderiam, pois nossa carga tributária é menor que a da França;
*Jamais se falou que o brasileiro “médio” acha que mora na Suíça;
*Jamais se falou que em ditados brasileiros, logo jamais citaram o nosso ditado de que “Deus é brasileiro”;
*Jamais se falou que a FIFA busca não se aliar com ditaduras, assim como jamais falaram que o Brasil morre de amor por ditaduras;
*Jamais se falou em Conselho de Segurança da ONU; assim como jamais se falou que a França é contrária a entrada de nosso país na ONU. Muito pelo contrário, tanto o Nicolas Sarkozy, como o atual presidente da França, François Hollande, faziam e fazem campanha para nossa entrada no CS;
*Jamais se falou que a presidente do país é alienada por acreditar que a Copa do Brasil será a melhor de todas. Em tempo, em entrevista a mesma pública, o presidente da FIFA é quem afirma que a Copa do Brasil será a melhor de todas.

Bom pessoal, eu fico por aqui agora. Espero que gostem do artigo e que repliquem muitas vezes esse post. A verdade tem que parece. Antes de ir, tudo o que escrevi acima não extraído de nenhum site, eu estou de pose da revista francesa, diferentemente desses patranheiros. 




6 comentários:

  1. O Brasil quis sim sediar Copa e Olimpíada. Qualquer país que se candidata está querendo ser escolhido. Sem falar que a FIFA queria apenas 8 sedes aqui, sendo que o governo a "convenceu" de que 12 sedes seria melhor. Esses dois mega-eventos estão muito mais ligados à propaganda política do que propriamente o "legado", tanto que de 41 obras de infraestrutura (essas que serão usadas pela população após a Copa), apenas 5 estão concluídas. Sem falar do estádios. O Brasil conseguiu ficar mais atrasado que a África em 2010. Economistas afirmam que Copa e Olimpíadas não vão estimular a economia do país. Muitas das construtoras que estão encarregadas das obras da Copa são parceiras de muitos políticos, sendo que muitas vezes essas financiam as campanhas eleitorais destes. Nosso país é uma vergonha pro mundo. Em relação à violência no futebol, realmente, até os europeus entram nessa lista; mas nada se compara ao que acontece aqui na América Latina, principalmente no Brasil. Hoje em dia não se pode mais usar a camisa do seu time porque corre o risco de ser espancado na rua. Ontem mesmo agrediram 2 torcedores do Santos, sendo que um deles era um deficiente físico de 15 anos. Não há comparação. Assistam um documentário chamado "A Caminho da Copa", que mostra muitas famílias de periferia sendo EXPULSAS de suas casas para que o governo possa "maquiar" a pobreza para que os gringos tenham uma bela impressão do país. Agora eu pergunto, a Copa de 2014 vai ser benéfica pra quem ? Pra população ? Pro trabalhador pagador de impostos abusivos ? Acho que não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que está em pauta aqui não é isso, cidadão. O Brasil não é uma vergonha... Vergonha é falar do nosso país sem base alguma. Sim, obviamente que o Brasil quando se candidatou para ser sede da Copa, queria sediar o Mundial, daí afirmar que o Brasil pediu é uma grande diferença, não?

      A Copa de 2002 fora feita em dois países pequenos e teve 10 sedes, a Copa posterior, na Alemanha, teve 12 sedes. Portanto não posso crer que a FIFA queria apenas 8 sedes.

      Por favor, antes de afirmar as coisas, utilize dados. É sabido que quando um país sedia uma Copa, no minimo a economia do país cresce 2%. Para se ter uma ideia, o crescimento da economia alemã em 2005 foi de 0,7%, no ano da Copa a economia desse país cresceu 3,7% e em 2007 o 4 décimos.

      Segundo um dos maiores portais de economia do país, o Brasil Econômico, a Copa injetará R$ 142 bilhões me nossa economia.

      Em tempo, não estamos a discutir os nosso problemas, estamos discutindo uma mentira que se transformou em viral.

      Excluir
  2. muito bom Michel, e parabéns pela materia esclarecedora

    ResponderExcluir
  3. O Brasil não é uma vergonha sim.

    ResponderExcluir
  4. Exageraram no compartilhamento da revista francesa, porém não mentiram em nenhuma informação a respeito do Brasil. O nosso país é uma vergonha, o país do "jeitinho" e da corrupção, onde um quer passar a perna no outro.

    O erro foi compartilharem todos aqueles tópicos falando ser da revista francesa. Não precisava

    ResponderExcluir