Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Dois porta-aviões serão adquiridos para proteção da costa brasileira

O plano prevê a encomenda de dois porta-aviões a estaleiros estrangeiros. Serão adaptados para o pouso dos caças Gripen adquiridos recentemente

Com a confirmação da compra dos 36 caças Gripen, chegou a vez de a Marinha cobrar do governo a realização do Programa de Obtenção de Navios-Aeródromos, engavetado no Planalto.

O plano prevê a encomenda de dois porta-aviões a estaleiros estrangeiros, com construção em parceria com a Força.

Os caças Gripen serão adaptados para pousar nos porta-aviões, conta fonte da FAB. Os porta-aviões, segundo a própria Marinha, serão fundamentais para proteger a costa brasileira na "faixa que vai de Santos a Vitória, onde se localizam os principais campos produtores de petróleo", e a foz do rio Amazonas.

Depois de 15 anos de negociações, o governo brasileiro fez a compra de 36 caças supersônicos do modelo sueco Gripen, que já fazem parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com a Aeronáutica, o preço total da aquisição foi de US$ 4,5 bilhões, a serem pagos até 2023.

Atualmente, o Brasil conta apenas com o porta-aviões São Paulo, ancorado na base naval do Rio, comprado da França em 2000, com mais de 50 anos de uso.

Veja também: A França entra na fila para vender dois porta-aviões para o Brasil

20 comentários:

  1. Já vi em diversos lugares que é viável operar o gripen embarcado e há o projeto do SEA Gripen..

    Quanto à configuração dos Porta aviões, será convencional ou nuclear?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Gripen NG não tem nenhuma chance de operar em porta-aviões. Não sabemos qual será a propulsão dos mesmos.

      Excluir
    2. Mas no texto acima, é dito que o Gripen será adaptado para pousar no porta aviões.

      Você citou no facebook agora que a marinha realizou testes com o rafale, quais nossas opções de escolha para uma aeronave embarcada?

      Excluir
    3. Mas todo caça embarcado é uma adaptação. Ou você acha que um caça naval é um projeto novo? Um caça naval basicamente tem 4 diferenças para um caça de força aérea: Um aparato mecânico para ser catapultado, um gancho para pouso em porta-aviões, materiais para suportar os efeitos da brisa do mar e talvez asas dobráveis.

      A Marinha considera o Rafale M por hora, pois ela quer estreitar ainda mais os laços com os franceses.

      Excluir
    4. Obrigado Michel, pelas respostas. Porém, abusando um pouco mais de seus conhecimentos, gostaria de perguntar se o Rafele não esbarraria no problema do custo por aeronave/hora de voo? Quais outras opções teríamos?

      Excluir
    5. Já falei sobre os custos aqui. O Rafale não é tão caro como dizem e segundo estudos na Suíça o Gripen foi mais caro que o Rafale. Fora o Rafale M, tem o Su-33 e o MiG-29K. Tem o Super Horent também.

      Excluir
    6. A Grã-Bretanha, através da BAE iniciou estudos nesse sentido quando ainda não tinha escolhido o caça supersonico J-35 Norte-Americano, que
      pode efetuar decolagem e aterrissagem verticais.
      É uma possibilidade, inclusive de aproveitar o que já foi feito nesse sentido.

      Excluir
  2. Michel me corrija se eu estiver errado. Esse papo de adaptar o gripen para pouso em porta aviões não existe. O Sea gripen é um projeto completamente diferente do ng, este sim se vier a ser desenvolvido poderá operar em NAe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que a fonte diz. E não sei se esse SEA Gripen sairá do papel, o que sei é que a Marinha do Brasil realizou testes com o Rafale M.

      Excluir
  3. Creio que a prioridade da marinha seja o submarino nuclear, a marinha já investiu muito na tecnologia de propulsão nuclear para trocar por dois porta-aviões que por enquanto só é sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porta-aviões sempre foram a menina dos olhos da Marinha. O dinheiro para o submarino nuclear já está garantido, temos que passar a outra fase. Não se esqueça que a Marinha tem direito sobre os Royalties do petróleo. Não, o submarino nuclear jamais foi um sonho e hoje já uma realidade.

      Excluir
    2. Michel, você sabe dizer qual o volume de recursos oriundos de royalties do petróleo que a MB recebe, em média, a cada ano?

      Luiz Oliveira

      Excluir
    3. Não sei, mas veja:
      http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2008/07/422470-marinha-reivindica-repasse-de-royalties-do-petroleo.shtml

      Excluir
  4. Chama o Juca Chaves de novo..."O Brasil já vai à guerra comprou porta aviões....
    mas que ladrões!

    ResponderExcluir
  5. Me corrijam se eu estiver errado eu acho que o governo cancelou o recebimento dos royalties da MB a ideia era incluir no orçamento da MB o valor que ela recebia da venda do petróleo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O governo tem que desenvolver tudo que "subtraiu" da Marinha, de uma forma ou de outra.

      Excluir
  6. Alguma ideia de quem seria o fornecedor do navio? Esse porta-aviões poderia ser um dos que os ingleses estavam construindo, mas estão com dificuldades para concluir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês são muito apressados. Uma concorrência será aberta ainda, mas a França é o maior candidato a fornecedor.

      Excluir
  7. Otima noticia, espero que se resolva logo, mas que antes venha o Prosuper primeiro né ! boa noite !

    ResponderExcluir
  8. Porta aviões muito importante para projetar poder defender intereces mas que seja nuclear e com catapulta eletromagnetica e não menos que deslocamento de 65 a 70 toneladas

    ResponderExcluir