Nikolai Nikiforov |
“Nós não consideramos quaisquer sanções”, disse Nikiforov. “Mas quando é mencionado que alguns países estão prestes a começar a obter informações de inteligência da Rússia em larga escala, os consumidores russos, sobretudo as empresas estatais, estão sendo alertadas sobre a seleção de parceiros no que diz respeito a tecnologias de informação – software e hardware”, disse Nikiforov.
Nikiforov disse também que softwares e produtos sul-coreanos e chineses podem ser interessante nesse dado momento.
“A decisão cabe a um cliente especifico. Eu não gostaria que a Rússia recorresse as sanções no assunto, mesmo que, como vemos agora na política externa da Rússia, respostas simétricas e assimétricas nestas questões”, disse o ministro.
“Muitos clientes estatais russos estão seriamente preocupados com o que lemos no The Wall Street Journal de que os serviços americanos planejam aumentar o volume de informação interceptadas da Rússia. Então, eu acredito que os consumidores, em particular os sistemas essenciais de informação estratégica, irão ter muito cuidado com a escolha dos parceiros”, disse Nikiforov.
Por fim ele concluiu que os engenheiros e cientistas russas vem desenvolvendo softwares e hardware de excelente qualidade e que são bastante competitivo.
Nunca é de mais lembrar que desde 2007 o FSB, a agência sucessora da KGB, aprovou Windows Server com criptografia russa para ser o sistema de seus servidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário