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quinta-feira, 25 de julho de 2013

Especialista chinês explica porque a China tem interesse no caça russo Su-35

Desde que se deu a conhecer o interesse da China pela aquisição dos caças multifuncionais russos Su-35, o caça passou a ser o centro de atenção do recente concluindo Salão Aeronáutico de Paris, fazendo com que especialistas chineses falassem sobre o tema.

Nesse sentido, o especialista militar chinês Liu Linchuan, concedeu uma extensa entrevista a qual explicou a aquisição de caças Su-35 para Força Aérea do Exército de Libertação Popular, informa o portal militar chinês mil.news.sina.com.cn.

A seguir apresentarei fragmentos da entrevista concedida por Liu Linchuan:

Manobrabilidade
"O Su-35 não tem capacidades furtivas, não possibilidade de realizar um vôo de cruzeiro a velocidades supersônicas, mas dispõe de uma super-manobrabilidade graças as seus motores 117-S (AL-41F1S) com empuxo vetorial. Nesse aspecto supera qualquer caça de 4ª geração".

Tecnologias furtivas
"O Su-35 está dotado de um potente radar PESA Irbis (Radar Passivo de Varredura Eletrônica). A Rússia afirma que o radar é capaz de detectar um alvo com seção transversal de radar (RCS, por sua sigla em inglês) de 0,01 metros quadrados a uma distância de 90 km. Os EUA anunciaram que em alguns ângulos o RCS do F-35 é do mesmo valor, e o RCS do F-22 equivale a 0,001 metros. A empresa Lockheed Martin afirma que o RCS do F-22 frontal é de 0,0001 metros. Mas em alguns países se informa que o RCS do F-35 é de 0,05 metros e do F-22 é de 0,01 metros. Se o radar do Su-35 detecta alvos com RCS de 0,01 metros a uma distância de 90 km, ele pode detectar o F-22, ou na pior das hipóteses o F-35. Por tanto, isso compensaria em grande medida a vantagem da tecnologia furtiva de caças americanas.

Motores
"A China está muito interessada em conseguir os motores 117-S. Será para nós uma vantagem adicional. A Rússia não vende esses motores sem os Su-35, percebemos isso. A China, no entanto, ainda necessita de motores russos".

Radar
"Também temos um grande interesse no radar Irbis. Na atualidade, a China domina a tecnologia de fabricação de radares AESA (Radar de Varredura Eletrônica Ativa), mas isso não quer dizer que fechamos as portas para tecnologia estrangeira. O Irbis tem coisas únicas, como avançados algoritimos de software. O equipamento russo em muitas vezes é feito de uma forma muito simples, mas rem um bom desempenho. O conhecimento no Irbis nos ajudaria a entender o desenvolvimento de tecnologia chave nessa aérea; devemos esclarecer os pontos e frágeis de oturos equipamentos para melhor nossos sistemas.

Armas
"O arsenal do Su-35 incluem mísseis de longo alcance com motores ramjet (motores a jato que faltam compressores e turbinas). Estamos também a desenvolver tais mísseis, mas por que não olhar para os desenvolvimentos dos outros, se possível? ".

Por que não PAK-FA?
"Talvez o caça russo T-50 (PAK-FA) é tecnologicamente mais avançado do que o J-20, e, claro, melhor do que o Su-35. Porém, ele  ainda é 'verde' e ainda está em testes. Se comprarmos ou que participarmos do programa T-50, perderemos a independência nessa área. Eu acho que a escolha do Su-35 foi um sucesso, e até certo ponto esta aeronave é capaz de lidar com o F-22 e F-35 ".

6 comentários:

  1. "...por que não olhar para os desenvolvimentos dos outros, se possível?"

    Interessante este comentário.

    Os Russos são inteligentes, mas não seria esta venda um tiro no pé? Será que neste aparelho em questão os Chineses não vão tentar alguma engenharia reversa? De repente eles já até obtiveram permissão para tal...

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. A Rússia nunca repassou oU permitiu engenharia reversa em sua tecnologia por nenhum país. O máximo que a Rússia fez foi criar uma empresa binacional com a Índia para pesquisas e desenvolvimento de um míssil de cruzeiro as bases do P-700 Granit.

      A Rússia sempre estará à frente dos chineses em matéria aeronáutica. Perceba que os chineses ainda tem problemas para desenvolver motores turbofan, portanto esse país não representa uma ameaça. Quem quer um caça de primeira linha como alternativa aos caças ocidentais, compra russo.

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  2. Michel, me permita fazer uma pergunta de leigo:

    Qual a diferença de um PESA e de um AESA? Qual é melhor?

    E parabéns pela página, ficou show de bola.

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    1. Um radar AESA (varredura ativa) é um tipo de radar de antena em fase, cujo transmissor e receptor são compostos de numerosos módulos independentes instalados em uma superficial plena. Cada um dos pequenos módulos emite o seu próprio feixe de energia em frequências diferentes, o que reduz a emissão electromagnética e reduz a possibilidade de detecção.

      Um radar PESA (varredura passiva), é um radar de antena de antes em fase que dispõe de uma fonte de freqüência central, que envia energia através da mudança de módulos de fase, o que por sua vez envia a energia para vários elementos emissores em frente da antena.

      Com o advento dos radares AESA, podemos concluir que esses são superiores aos radares PESA.

      O radar AESA pode produzir numerosas "sub-fases" e ativar, detectar, rastrear ou iluminar um número maior de inimigos.

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    2. Muito obrigado Michel.

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