Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Americanos noticiam o ataque de um submarino israelense à Síria e irritam autoridades israelenses

Fontes do Pentágono informaram a imprensa americana de que Israel tinha atacado no último dia 5 de julho o porto Sírio de Latakia, o que destruíra um carregamento de mísseis anti-navio de fabricação russa. Isso causa muita irritação no governo israelense, bem como nas Forças Armadas daquele país.

Altos funcionários do Pentágono, incluindo o vice-secretário de Defesa, Aston Carter, que está atualmente visitando Israel, discutiram o vazamento durante reuniões com autoridades israelenses esta semana. Os israelenses argumentaram em reuniões privadas que o vazamento desse tipo de notícia poderia levar a Síria contra-atacar Israel.

O secretário de imprensa do Pentágono, George Little, se recusou a comentar quando perguntado se Carter discutiu os vazamentos da notícia em reuniões com autoridades israelenses na segunda-feira.

O ataque militar de Israel foi incomum porque se tratava de um ataque com mísseis de cruzeiro lançados por submarinos na cidade síria de Latakia, um importante porto.

O ataque secreto destruiu um estoque do que se acreditava ser de 50 novos mísseis anti-navio de fabricação russa, os temidos Yakhont que as autoridades dos EUA disseram que poderia ser usado contra navios que fornecem armas paras os rebeldes.

De acordo com as autoridades americanas, o governo israelense censuriu a imprensa nacional sobre o ataque devido a preocupações de que qualquer discussão pública pode provocar contra-ataques sírios contra o Estado judeu.

Israel também temiam que os mísseis Yakhont fossem transferidas para o Hizbollah. O grupo libanês em 2006 recebera alguns mísseis anti-navio chineses da Força Quds, uma força de elite Pasdaran (Corpo dos Guardiões da Revolução Islâmica do Irã).

Durante a Guerra do Líbano de 2006, um míssil anti-navio C-802 disparado pelo Hizbollah quase afundou uma corveta israelense na costa do Líbano. Os C-802 foram vendidos para o Irã na década de 1990 e transferido para o Hizbollah.

5 comentários:

  1. Os israelenses fazem o que querem e os sírios continuam aguentando tudo quietos.

    ResponderExcluir
  2. Michel, a nova pagina ficou excelente. parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, mas esse tema ainda não é definitivo.

      Excluir
  3. Espero um dia destes ler q os sirios reagiram a um atake dos judeuss, vai ser a guerra total no OM ou os judeuss para c esses arbritariedades e violações de um estado soberano...estou na torcida. Sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torcer por uma guerra é ridículo. Ainda mais você, que odeia Israel, teria um infarto ao ver que os judeus venceram, como sempre.

      Excluir