ICBM RS-24 "Yars" em sua plataforma móvel; O míssil é considerado indefensável pelos russos |
O primeiro míssil balístico intercontinental (ICBM) Yars-M modernizado, será entregue as Tropas de Mísseis Estratégicos da Federação Russa (RVSN RF) até o final do ano, afirmou ontem (18) o comandante de força, o coronel-general Sergei Karavayev.
Uma fonte da indústria de defesa já havia informado à agência de notícias estatal russa que a RVSN RF iria receber os mísseis de 5ª geração Yars-M até o corrente ano.
Os atuais RS-24 'Yars' (SS-29 na classificação OTAN) são ICBMs de ogivas múltiplas, ICBM esse que é mais pessado que o Topol-M (SS-27 Stalin) e podem transportar 10 ogivas independentes direcionáveis.
A RVSN RF informou anteriormente que os ICBMs Topol-M e RS-24 'Yars' seriam os principais mísseis terrestres da tríade nuclear russa e que os mesmos representariam 80% do arsenal da RVSN RF até 2016.
O comandante Karavaye também disse que a divisão de Tatishchevo da RVSN, próximo a cidade de Saratov, no sudoeste da Rússia, atualmente está armada com 60 sistemas Topol-M.
O ICBM de plataforma móvel Topol-M tem um alcance de cerca de 11.000 km e pode transpor o escudo anti-mísseis americano, uma vez que é capaz de fazer manobras evasivas e carrega contramedidas.
Até 2020, a RVSN deverá ser equipada com mais de 170 Topol-Ms (baseado em silo e plataformas móveis), bem como 30 SS-19 e RS-108 de 24 sistemas de defesa de mísseis em 9 divisões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário