Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O plano de Hitler para bombardear os EUA

Silbervogel - Silverbird

Documentos recém-descobertos revelam o mais “bizarro” plano nazista – enviar um foguete tripulado ao espaço para atacar os EUA.

O comandante da Força Aérea Alemã (Luftwaffe) à época, Hermann Wilhelm Göring, bateu com o punho na mesa. Ele precisa de um novo esquema dinâmico para chamar a atenção Führer. No mundo torto do Terceiro Reich, a concorrência entre o Exército Alemão e a Luftwaffe era feroz. Obcecados por posições de destaque na liderança do regime ditatorial de Adolf Hitler, nazista se digladiaram entre si durante toda a Segunda Guerra Mundial.

No final de 1941, Göring estava um pé atrás de algumas personalidades nazistas. Göring tinha perdido a Batalha da Grã-Bretanha, enquanto o Exército Alemão, segundo a propaganda nazista, lutava ferozmente e triunfante no front oriental (Rússia). “Göring estava procurando uma forma para se redimir das falhas aparente de sua Luftwaffe”, disse o historiador espacial, Dr. David Baker.

Os EUA tinham acabado de entrar na guerra após o ataque à Pearl Harbor e o Füher fez questão de construir um bombardeiro de longo alcance que poderia atacar a costa leste americana. “Hitler foi amargamente desprezível com a América”, diz o Dr. Baker.

Com o sucesso de um ataque aos EUA, Göring poderia consolidar sua posição dentro do Terceiro Reich. No entanto, Lutfwaffe não poderia confiar em a aeronave a pistão relativamente lenta, em uma viagem de 7.000 km entre Berlim e Nova York. Os EUA era demasiado longe. Uma grande inovação tecnológica era necessária e Göring enviou seu pessoal técnico para ir para longe encontrar soluções.

Alguns anos antes, um engenheiro austríaco independente de nome Eugen Sänger publicara um artigo propondo quem um foguete propulsado tripulado poderia, em teoria, viajar a qualquer lugar do mundo.

“Sänger foi o primeiro a olhar para os aspectos técnicos da construção de um veículo sub-orbital alado reutilizável. Seu trabalho era extremamente perspicaz”, diz o Dr. Asif Siddiqi, professor de história espacial da Universidade de Fordham, situada em Nova York.

“Sänger foi um matemático fantástico”, disse o historiador de aviação David Myhra. “Mas o seu primeiro amor foi o espaço. Ele queria explorar o universo em foguetes. Ele estava obcecado com a ficção cientifica. Ele era um sonhador.”

O plano de 900 páginas de Sänger eventualmente submetido ao Ministério da Aeronáutica, poderia voar em linha reta das páginas de Flash Gordon. A fim de colmatar o Atlântico, ele propôs o envio de um foguete propulsado a jato tripulado movida para o curso inferior do espaço. O bombardeiro sub-orbital era para ser nomeado de Silverbird por causa da sua aparência metálica.

O Silverbird era para ser lançado em um enorme trenó ligado a um monotrilho de duas milhas por 36 motores de foguetes V-2. Essa explosão impressionante de fogo iria impulsionar a nave para frente em um coma indutora de 1200 milhas por hora. No final do trilho, a nave espacial iria começar a subir.

Trinta segundos após a decolagem, o motor da aeronave de 100 toneladas iria dar impulso próprio. Oito minutos após a ignição da Silverbird, ela teria atingido uma altitude de mais de 80 milhas acima da Terra – o limite comumente aceito entre a Terra e o espaço é de 62 milhas.

“A aeronave padrão do dia não poderia voar da Europa para EUA, porque eles não poderiam transportar combustível suficiente”, explica Myhra, que escreveu um livro sobre o Silverbird.

“Mas, ao chegar a altitude sub-orbital a vida do combustível do Silverbird seria estendida e com isso seria possível bombardear qualquer lugar do mundo.”

Se o conceito da nave espacial não foi longe o suficiente, a bomba que ela carregaria seria deste mundo. “O plano era para preencher a bomba com areia radioativa e explodi-la em Nova York, lançado assim uma nuvem radioativa sobre a cidade”, diz Myhra. “Foi uma espécie de protótipo de bomba suja”.

O Silvebird teria viaja como uma mandíbula impressionante cerca de 13.000 milhas por hora.

Uma vez descarregando sua carga em Nova York, o Silverbird desceria sob a força da gravidade, reentraria na atmosfera e planaria de volta para o território japonês no Pacífico. “Foi a ficção cientifica selvagem”, diz Myhra.

“Mas Säenger tinha trabalhado toda a matemática. Ele tinha certeza que iria funcionar. “Göering, no entanto, se esforçou para ficar com a cabeça em volta dos conceitos.

Na Primavera de 1942, o rechonchudo amante de arte tinha um monte em seu prato. A guerra na Europa não estava indo bem e ele estava sob intensa pressão para parar os bombardeiros aliados sobre as cidades alemães.

“Göering viu o Silverbird como esquema implausível com muitas incertezas”, diz Dr. Baker e o plano foi deixado de lado na prateleira.

“A ideia do Silverbird era teoricamente possível”, acrescenta Myhra. “A análise do pós-guerra indicou que a nave espacial teria sido incendiada durante a reentrada, mas isso poderia ter sido superada com blindagem térmica. O conceito subjacente era o som, mas foi há muitos anos à frente do seu tempo.”

Os nazistas se voltaram para outros planos de bombardeiro aos EUA, mas nunca conseguiram. Säenger resumiu seu conceito em 125 páginas e apresentou ao Ministério da Aeronáutica em 1944, quando o conflito entrou em seus estágios finais. Uma cópia desse documento ultrassecreto caiu nas mãos dos americanos e soviéticos que estavam avançando em Berlim.

No final da guerra, em 1945, Sänger fugiu para a França, mas sua história bizarra não termina aí. Por essa altura, o ditador soviético Josef Stalin já tinha tomado interesse no Silverbird. A Guerra Fria estava apenas começando. Stalin ordenou seus agentes para sequestrar o austríaco e leva-lo para trabalhar na União Soviética. Mas agentes atrapalhados não conseguiram localizá-lo e ele ficou seguro no Ocidente.

Os soviéticos iriam gastar um monte de recursos para tentara construir uma cópia do bombardeiro. Mas, no inicio dos anos 50, engenheiros soviéticos desistiram e concluíram que a tecnologia necessária para construir o Silverbird ainda não tinha sido inventada.

Trabalhando para os EUA, Sänger esquadrinhou o Silverbird. “Sänger teria grande influência sobre o pensamento de viagem espacial no pós-guerra nos EUA. Toda uma séria de conceitos de naves espaciais altamente secretas foram desenvolvidos baseados em suas teorias”, diz Dr. Baker. “Seu trabalho certamente tinha influência sobre aspectos do programa Space Shuttle”.

O legando de Sänger ainda vive hoje. Em dezembro de 2012, o Exército dos EUA lançou a secreta nave não-tripulada X-37B para seu terceiro voo de testes.

“As ideias desenvolvidas por Sänger durante a guerra levara os EUA através de uma sucessão de protótipos de naves espaciais a culminar com a X-37B”, diz Dr. Roger Launius, curador sênior do Space History National Air and Space Museum, em Washington.

Eugen Säenger morreu em 1964. Ele não viveu para ver a influência de suas ideias visionárias de grande alcance visionárias na área de foguetes, aviação e viagem espacial. "O conceito da tecnologia de aeronaves espaciais realmente começou por Säenger”, diz o Dr. Baker. "Ele desempenhou um papel vital no desenvolvimento da aviação no espaço."

Mas foi a desgraça do especialista aeroespacial passar os anos mais produtivos de sua carreira profissional sob a ditadura de Hitler e, como clarividente como seu trabalho foi sempre será associado a tirania nazista.

2 comentários:

  1. artigo bom mas claramente "americano".
    a Lutfwaffe ao meu ver perdeu a guerra, no momento q desistiu de usar bombardeiros de longo alcance, e insistiu nos de voo picado. na verdade, a guerra virou muito com essa decisao.

    ResponderExcluir