Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Rússia terá em breve uma agência similar a DARPA americana

Acima a estação radar do sistema S-400 Triumf, hoje o mais moderno SAM do mundo e uma das armas mais complexas do arsenal russo; O sistema em si é capaz de abater vários tipos de mísseis, sendo o melhor no momento para tal função

A Rússia criará em breve um Fundo de segurança nacional e desenvolvimento, uma entidade similar a Agência de Projetos e Investigação Avançada do Departamento de Defesa americano (DARPA sigla em inglês), comunicou hoje Yuri Mikhailov, vice-presidente da comissão governamental para indústria de defesa.

Mikhailov disse que o projeto de lei correspondente já esta na Câmara Baixa do Parlamento russo, a Duma, e que a futura entidade se constituirá, no mais tardar, em fevereiro de 2012.

“É um avanço radical, pois o fundo terá suficientes atribuições. O primeiro-ministro presidirá o seu conselho supervisor e terá como suplente o chefe da comissão governamental para a indústria de defesa”, disse Mikhailov em visita a cidade de Novosibirsk.

O fundo, segundo ele, terá um plantel de 150 pessoas e se encarregará de avaliar o desenvolvimento de projetos e pesquisas fundamentais e aplicados até a fase de primeiros protótipos.

Mikhailov assegurou que “o desenvolvimento de projetos de defesa dará um forte impulso as aplicações civis. Muitos dos projetos civis se devem a sua origem a protótipos militares. Assim, a bomba atômica precedeu as centrais nucleares. A internet e a telefonia móvel também nasceram no seio da DARPA”, recordou.

Leia também: Rússia necessita de um órgão similar a agência americana DARPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário