Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Monitor eleitoral da Rússia nega fraude


Pessoas que trabalham nas eleições parlamentares russas esvaziam urnas em colégio eleitoral de São Petersburgo


O chefe da Comissão Eleitoral Central da Rússia ridicularizou as dezenas de vídeos amadores online mostrando a adição de votos nas urnas e outras fraudes nas eleições parlamentares do fim de semana, sugerindo em uma entrevista publicada na última quarta-feira (7) que foram criados em estúdios caseiros.

"Há muito lixo na Internet sobre violações", disse o chefe da comissão eleitoral, Vladimir Y. Churov, em uma entrevista para a revista "Itogi". "Mesmo antes das eleições, eu soube de vários locais falsos de votação em apartamentos, onde esses vídeos foram gravados. Eu acho que veremos muito mais deles."

Os vídeos, muitos deles produções trêmulas, de aspecto amador, gravados com celulares, foram elogiados como uma nova tática na luta contra a fraude eleitoral na Rússia. Eles tiveram ampla repercussão após as eleições de domingo, ricocheteando pela ruidosa blogosfera da Rússia e contribuindo para um descontentamento cada vez mais evidente com os líderes do país.

Até mesmo Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética, fez fortes críticas na quarta-feira, pedindo ao Kremlin para que invalidasse os resultados contestados e marcasse uma nova votação.

"Os líderes do país precisam admitir a ocorrência de numerosas fraudes e manipulações, e que os resultados não refletem a vontade do povo", disse Gorbachev em uma entrevista para a agência de notícias "Interfax". "Portanto, eu acho que eles só podem tomar uma decisão –anular os resultados da eleição e realizar uma nova."

Um grupo de oposição fez um playlist no YouTube que inclui 75 vídeos de fraude eleitoral, alguns deles vistos centenas de milhares de vezes. Os vídeos, que vêm de todo o país, mostram supostas adições de votos nas urnas, campanha ilegal em locais de votação e, em pelo menos um caso, o uso de tinta que pode ser apagada nas canetas usadas para preencher as cédulas.

Grande parte das queixas são contra o partido do governo, o Rússia Unida, que, apesar das alegações de fraude, sofreu perdas pesadas. Em alguns vídeos, não fica aparente qual violação o operador da câmera estaria documentando. Mas a maioria claramente não foi gravada em apartamentos.

Os membros da missão observadora da Organização para Segurança e Cooperação na Europa, que criticaram duramente as violações no dia da eleição, elogiaram o trabalho dos observadores amadores com câmeras de vídeo, utilizando alguns vídeos como referência em seu relatório sobre as eleições.

A grande atenção dada aos vídeos levou as autoridades russas a se manifestarem. O presidente Dmitri Medvedev falou duas vezes publicamente sobre o conteúdo dos vídeos, mais recentemente na terça-feira (7), em uma reunião com Churov.

"A divulgação desses pequenos vídeos na Internet e nas redes sociais está na moda", disse Medvedev. "E em alguns casos, é claro, poderiam ser usados como evidência dos conflitos correspondentes. Mas nunca poderiam ser aceitos como evidências admissíveis."

Churov notou várias infrações em pequena escala ao longo das eleições de domingo (4), apesar de ter dito que elas não alteram o resultado da votação.

Na entrevista, ele atribuiu o que chamou de nível baixo de falsificação ao novo sistema eletrônico de votação da Rússia, assim como aos altos padrões que ele exige de seus observadores eleitorais e seus esforços para prevenir até mesmo a especulação de corrupção entre eles.

"No dia da eleição, eu ordenei que não lhes fosse dado nem água", ele disse sobre os observadores. "Se recebessem água, alguém diria que era vodca. E também não deixei que saíssem para ir ao toalete."

Apesar de vários telefonemas, a secretaria de imprensa de Churov não pode ser contatada na última quarta-feira para determinar se ele estava brincando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário