Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 9 de abril de 2013

Empresa brasileira lança drone que decola na vertical e voa na horizontal


Avião-robô Orbis é redondo, não tem asas e funciona a base de bateria; Produto foi lançado na feira de defesa Laad, no Rio, nesta terça-feira.

Orbis 
A empresa brasileira Santos Lab lançou nesta terça-feira (9) no Rio de Janeiro um “drone”, como são chamados os veículos aéreos não tripulados (vants, na sigla em português), que decola na vertical e passa a voar na horizontal sem perder altitude.

O lançamento ocorreu durante a Feira Internacional de Defesa e Segurança (Laad), que ocorre nesta semana no Rio Centro, no Rio. Segundo a empresa, é um modelo inédito no mundo com esta capacidade.
O drone, chamado de Orbis, é redondo, não tem asas, e foi feito com tecnologia nacional. Tem 90 centímetros de diâmetro e pesa 1,5 quilo. Funcionando a base de bateria, tem autonomia de até uma hora e dez minutos.

Segundo um dos sócios da Santos Lab, Gilberto Buffara, o produto pode ser utilizado para o monitoramento de segurança e em operações policiais também à noite.

A empresa também vende os vants usados pela Marinha e espera comercializar os aviões na feira, que recebe delegações de  61 países e é a maior do segmento na América Latina.

O G1 divulgou em março um levantamento inédito apontando que mais de 200 drones estão em operação no Brasil sem que exista regulamentação para o uso civil e comercial destas aeronaves. Desde então a indústria nacional pressiona a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a regulamentar o setor. Até o momento, apenas dois vants civis - os da Polícia Federal - são autorizados a voar nos céus do país.

Os drones – zangão ou zumbido, em inglês – desempenham funções que antes dependiam de aviões e helicópteros tripulados, buscando maior eficiência e alcance, redução de custo e mais segurança.

A Anac informou que não proíbe que uma empresa fabrique vants, mas que a empresa não pode operar essas aeronaves sem a homologação. Segundo a agência, “a empresa Santos Lab não possui nenhuma certificação de vants”.

2 comentários:

  1. Espero q possam ,doravante, serem td armados e mt bem armados, de forma q possam atacar um blindados. ou vários ,e outros drones...mt bom, parabéns e td essas oisas;e p ontem. Sds.

    ResponderExcluir
  2. nada de novo um quadrotor com bateria maior..grande inovação...

    em breve por $50 se comprara um pela internet um com câmera de video...e controle via voz...

    http://www.alwaysinnovating.com/products/mecam.htm

    ResponderExcluir