Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Irã quer Rússia em tribunal por descumprir contrato de fornecimento de sistema anti-aéreos

Complexo do tipo S-300PMU2 "Favorit"; Da esquerda para a direita: radar de detecção 64N6E2, posto de comando 54K6E2 e TEL 5P85 (guiamento)
O Irã apresentou uma queixa contra a Rússia nas instâncias internacionais por Moscou ter se recusado a fornecer complexos de mísseis S-300, anunciou hoje o embaixador de iraniano na capital russa.

“Do ponto de vista jurídico, consideramos que o fornecimento dos sistemas S-300 não é proibido pelo Conselho de Segurança da ONU. Apresentámos queixa para que o tribunal ajude a Rússia a realizar esse fornecimento, para que ela tenha um trunfo jurídico”, precisou Mahmud Reza Sajadi, numa conferência de imprensa.

O diplomata anunciou que Teerã está disposto a estudar a possibilidade de receber os sistemas de mísseis através da Venezuela se a Rússia manifestar esse desejo.

O contrato sobre o fornecimento de S-300 a Teerã, no valor de 800 milhões de dólares, foi assinado em 2007, mas, a 22 de Setembro do ano passado, Dmitri Medvedev proibiu o fornecimento deste tipo de armamentos ao Irão, incluindo esse complexo de defesa anti-aérea.

5 comentários:

  1. sera que a Russia entregara esse sistema de defesa ao irã?

    ResponderExcluir
  2. Segundo uma lei russa criada especificamente para esse caso não, mas segundo o direito internacional, a Rússia fez uma burrada e creio que o Irã ganhará a causa.

    ResponderExcluir
  3. mais sera q esse "direito internacional" irã ser a favor do irã, jah q sabemos q esse tal "direito" sempre estar ao lado dos EUA e aliados...

    ResponderExcluir
  4. desculpe o poste anterior
    onde se ler "irã ser a favor do irã"
    o correto é "sera a favor do irã"

    ResponderExcluir
  5. Quase sempre esses tribunais dão veredictos sem qualquer contaminação ideológica. O S-300 não é um sistema ofensivo como caças, por exemplo. O direito internacional não tem porque não dar a vitória para o Irã nesse caso. Os próprios russos admitem que o país errou em não entregar os sistemas ao Irã, uma vez que a Rússia perde credibilidade perante aos seus compradores mais tradicionais e afasta potenciais compradores de suas armas.

    ResponderExcluir