Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Polônia vendeu armas para os rebeldes líbios

A Polônia tem fornecido lançadores de foguetes anti-tanque e veículos militares para os rebeldes líbios, assim revelou a agência de notícia poloca PAP.

A notícia surgiu hoje, após as agências de notícia do mundo inteiro noticiarem que os rebeldes líbios já dominam grande parte de Trípoli, capital da Líbia.

Segundo a "Polish Press Agency", forças especiais do país entregaram diretamente as armas para os rebeldes líbios.

"O acordo teve total apoio do governo", disse uma fonte anônima do governo polonês.

A fonte se recusou a dar mais detalhes da venda de armas.

A Polônia se negou a dar suporte com seus caças F-16C/D Block 52 à zona de exclusão aérea na Líbia, mas nunca escondeu seu apoio aos rebeldes líbios. O Ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radek Sikorski, chegou inclusive a visitar Benghazi, cidade entitulada a "capital dos rebeldes". Recentemente a Polônia reconheceu a oposição da Líbia como governo legítimo do país e retirou sua embaixada de Tripolí, instalando-a pouco tempo depois em Benghazi.

Em 14 de abril, o jornal britânico "The Guardian" revelou que o Qatar também forneceu um grande número de armas anti-taque de origem francesa para os rebeldes.

Em 14 de março a agência de notícias sueca "The Local" revelou que os rebeldes estaria usado armas anti-tanque de origem sueca. Segundo o canal "SVT", as armas seriam do tipo "Carl Gustaf" e teriam sida repassadas para os rebeldes a partir da Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário