Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

TV alemã revela negócio de armas ilegal entre Alemanha e Arábia Saudita

Soldados das Forças Especiais Sauditas de posse de fuzis HK G36
O canal público de TV alemão ARD (Arbeitsgemeinschaft der öffentlich-rechtlichen Rundfunkanstalten der Bundesrepublik Deutschland – Consórcio de Instituições Públicas de Radiodifusão da República Federal da Alemanha) revelou na quinta-feira passada (11) um negócio alemão ilegal de armas. A denuncia é que a empresa de armamento Heckler & Koch cedeu uma licença para uma empresa estatal saudita viabilizando a fabricação de fuzis G36 de assalto em solo saudita. Isso, segundo o canal alemão, viola as leis de exportação da Alemanha.

As últimas revelações provocam críticas ferozes por parte dos partidos de oposição ao governo da chanceler Angela Merkel.

Tanto o governo alemão, quanto a empresa Heckler & Koch se recusam a dar detalhes do negócio de armas com os sauditas.

A Alemanha tem tido um papel muito ativo no fortalecimento das Forças Armadas Sauditas nos últimos anos. No mês passado, o Partido Verde (Grüne), de oposição, afirmou que eira processar i governo alemão por se recusar a divulgar de detalhes de um sigiloso negócio petroleiro altamente controverso com a Arábia Saudita. O Partido Verde também afirma que o governo alemão violou as leis do país ao vender recentemente 200 tanques de combate Leopard 2 para Arábia Saudita. Segundo o partido da oposição, a Constituição Alemã proíbe a venda de armas paras as regiões de crise do Oriente Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário