Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Rússia incorporará a sua defesa antiaérea o novo sistema de curto alcance “Morfey” em 2013

Igor Ashurbeili
A Rússia incorporará a sua defesa antiaérea o novo sistema de curto alcance “Morfey” em 2013, comunicou ontem Igor Ashurbeili, ex-projetista chefe da empresa aeroespacial Almaz-Antey.

“O sistema (Morfey) será colocado em serviço em 2013”, declarou Ashurbeili em uma entrevista exclusiva a uma agência de notícias russas. Ele adicionou que o projeto, em desenvolvimento desde 2007, “teve suficiente financiamento até agora”.

O Morfey tem um alcance muito curto, cerca de 5 km. Sua principal peculiaridade consiste em um radar fixo com antena em forma de cúpula, o que garantirá o continuo seguimento em 360 graus.

“Será uma arma única”, afirmou Ashurbeili, que é co-presidente do Conselho de Especialistas em Matéria de Defesa Aeroespacial.

Em 2012/2014 também será colocado em serviço o sistema de defesa antiaérea Vytiaz, e até 2015, o sistema S-500, cujo desenvolvimento começou na mesma data que o projeto Morfey. Outras nações tardarão 10 ou 12 anos para criar um sistema similar, enquanto a Rússia leva 6 ou 7 anos, apesar do financiamento mínimo, destacou Ashurbeili.

2 comentários:

  1. Morfey,esse nao e o substituto do igla?

    se ele puder ser transportado por um unico soldado,sera esse o substituto do igla mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente nunca tinha escutado falar nesse sistema. Por ser de curto alcance deve ser um míssil superfície-ar. Eu procurei referência e fotos na internet e não achei. Depois irei acionar minha fonte na Rússia para ver se ele pode me dar uma foto desse sistema.

    ResponderExcluir