Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sábado, 27 de agosto de 2011

Irã entra para o seleto grupo de detendores da tecnologia de fibra de carbono

Ahmad Vahidi, ministro da Defesa do Irã
O Irã lançou a primeira linha de produção de fibra de carbono, um material estratégico usado em sistemas de defesa e em projetos civis, noticiou a agência de notícias iraniana IRNA.

O Ministro da Defesa do Irã, Ahmad Vahidi, disse que apenas 10 país possuem a tecnologia.

A fibra de carbono é usada em avançados sistemas de defesa, incluindo no sistema de propulsão de mísseis (combustível sólido), asas e células de aviões de combate, armas leves e etc.

O material também é usado em projetos civis, incluindo reforço da estratura de edifícios, plataformas de exploração de petróleo, brocas especiais para difícil perfuração, produção de freios de avião e vagões, bem como equipamento esportivo.

Sanções impostas à Repúblibca Islâmica do Irã proibem a exportação desse material ou tecnologia para produzi-lá.

6 comentários:

  1. Este país me supreende a cada noticia, um exemplo de como um país pode avançar tecnologicamente apenas investindo em seus cientistas. O Irã pode ter muitos problemas relacionado "direitos humanos", na visao ocidental, mas ele demostra que tenologicamente é um exemplo a ser seguido.

    ResponderExcluir
  2. Com a ajuda da Rússia por baixo dos panos, tudo fica mais fácil...

    ResponderExcluir
  3. se recebe ajuda da Russia por baixo do pano, nao deixa de ser um exemplo, pois o Brasil nem com cima/baixo ou meio do pano tem tanta competencia na area espacial quanto o irã tem/ nao falo q os cientista la sejam melhores, apenas falo q a ciência é feita com mais seriedade comparado ao Brasil quando se etrata de politicos.

    ResponderExcluir
  4. Não convém aos russos um Irã forte. Um Irã forte fará a ínfima influência na região cessar. E outra: Ajuda em algumas áreas e boas relações bilaterais não da o direito de ninguém suscitar a hipótese de que os russos estão ajudando os iranianos com tecnologia militar.

    ResponderExcluir
  5. E o Brasil,está entre esses 10 países,ou não chega nem perto?

    ResponderExcluir
  6. Estamos sim, olha só um exemplo: http://economiabaiana.com.br/2011/02/23/estado-recebera-primeira-fabrica-de-fibra-de-carbono-do-pais/

    ResponderExcluir