Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Folha de São Paulo: ROTA é suspeita de emboscada para dar "recado" a ladrões

Investigação indica que PMs chegaram ao local onde houve o suposto confronto 4 h antes de início do roubo

Ação em mercado da zona norte deixou seis mortos e pode ter sido feita para inibir ataques a caixas eletrônicos

A operação da Rota (grupo especial da PM) e do 18º Batalhão, que resultou na morte de seis homens que tentavam roubar caixas eletrônicos, pode ter sido uma emboscada, segundo investigação da Polícia Civil, da Corregedoria da PM e do Ministério Público Estadual.

Inicialmente, o tenente-coronel Paulo Telhada, chefe da Rota, e o capitão Fábio Paganotto Carvalho, do 18º Batalhão, disseram à PM que a Rota estava em Santo André e foi chamada após a polícia ser avisada do assalto ao CompreBem de Parada de Taipas, zona norte, no dia 5.

Os investigadores do caso, porém, foram avisados por policiais que os PMs chegaram ao local quatro horas antes e ficaram de tocaia até a chegada dos ladrões.

A Folha apurou que a suspeita é que a ação foi premeditada para "mandar um recado" aos ladrões de caixas eletrônicos -500 equipamentos foram atacados em SP neste ano.

A investigação quer descobrir por que os PMs não evitaram o suposto tiroteio, já que chegaram antes, e por que os policiais desviaram o foco da câmera de segurança.

A Folha obteve 71 fotografias do local do crime e as enviou para Nelson Massini, professor da Faculdade de Direito da Uerj e uma das maiores autoridades em medicina legal do Brasil.

Para ele, a precisão dos tiros dados pelos PMs -a maior parte na cabeça- indica que não havia a intenção de prender, mas de matar.

"Nos corpos, há lesões que indicam que eles podem ter sido rendidos e mortos depois. Também há tiros nas mãos, o que evidencia uma tentativa de defesa."

"O laudo pericial dará segurança para afirmar se os tiros foram dados quando os homens estavam de joelhos, por exemplo", disse.

O capitão Carvalho, nos anos 2000, foi do Gradi, extinto setor da PM que recrutava presos irregularmente a fim de infiltrá-los no PCC. Em 2002, 12 homens foram mortos no pedágio de uma rodovia em Itu, numa emboscada do Gradi. Por causa disso, 53 PMs e dois presos são alvo de uma ação penal.

"Ação foi dentro da lei", diz chefe de grupo especial
O tenente-coronel Paulo Adriano Telhada disse que a operação no supermercado foi "dentro da lei" e que a análise de Nelson Massini não pode ser considerada, "já que ele não estava lá".

"É muito fácil falar a distância. Esse legista não estava lá e não aconteceu nada de errado. Os 22 PMs da Rota que estiveram lá agiram dentro da lei e só reagiram aos tiros dos ladrões", disse.
Telhada também disse desconhecer se a ação foi uma emboscada.

O comandante-geral da PM, Álvaro Batista Camilo, disse não saber que PMs chegaram ao local horas antes do suposto tiroteio. "Se aconteceu algo errado, vamos punir." O capitão Fábio Paganotto Carvalho, do 18º Batalhão, não falou sobre o caso.

6 comentários:

  1. Se fizeram, fizeram bem.
    Esses crápulas(os bandidos) que fazem o que querem e nunca enfrentam a justiça tiveram o que mereciam...
    Quando a justiça não funciona, a impunidade reina, essa é a resposta certa da polícia, e deve ser também do resto da sociedade...
    MP só serve pra investigar polícia quando esta mata bandidos?
    Vão atrás de políticos, pelo amor de Deus...

    ResponderExcluir
  2. Cidadão, teça sua critica com responsabilidade. O Ministério Público Paulista trabalha e trabalha muito. E ele tem que investigar tudo mesmo. A proposito, o prefeito Gilberto Kassab terá que se explicar para o MP porque ele aumentou o seu salário. Ele, Kassab e seu vice estão já estão impedidos de receber o novo salário.

    ResponderExcluir
  3. Parece com aquele caso do pedágio, em que a policia atacou um ônibus com meliantes matando vários deles, acho que não vai dar em nada a investigação do MP, não esqueçamos o corporativismo nossas instituições, que "atravanca" qualquer investigação.

    ResponderExcluir
  4. "de" nossas instituições,que atravanca

    ResponderExcluir
  5. Deixa o Kassab quieto ele esta dando vários tiros no próprio pé, daqui a pouco não vai conseguir andar com as suas próprias pernas.

    ResponderExcluir
  6. Todos os envolvidos estão de parabéns, é assim que a polícia tem que agir pois os bandidos não pensam duas vezes quando vão para o ataque contra pessoas do bem..... É bala neles sem dó.....

    ResponderExcluir