quinta-feira, 5 de agosto de 2010
O Irã não adquiriu os sistemas S-300 de forma alguma, diz especialista russo
A recente reportagem da agência de notícias iraniana FARS, sobre a entrega dos sistemas de defesa anti-aéreo S-300 é um blefe, disse hoje um especialista em armas russo.
O governo bielorrusso negou ontem os rumores que Minsk tenha fornecido o sistema de defesa aérea ao Irã. A agência de notícia reportou que o Irã havia adquirido dois sistemas S-300PT (SA-10 Grumble na classificação OTAN) da Bielorússia e dois sistemas de um fornecedor não conhecido. Porém o governo iraniano não confirmou, nem negou a notícia.
Igor Korotchenko, diretor do Centro de Análises do Comércio Mundial de Armas, disse que é improvável que a Bielorússia tenha vendido os dois sistemas, afinal o país “firmou um contrato com a Rússia de usuário final, isso descarta a possibilidade de re-exportação.”
Segundo Korotchenko, 4 batalhões de S-300PS (48 sistemas de mísseis) fora entregues à Bielorússia pela Rússia como parte de um sistema integrado de mísseis.
Ele disse que a entrega dos sistemas para um terceiro país seria impossível pela mesma razão.
O analista russo disse que a reportagem da agência FARS tem como finalidade servir com uma “antena”, afim de causar mal-estar nos EUA e em Israel, “que, como regra geral, conduzem à consolidação de vários partidos e movimentos políticos no Irã em torno do regime no poder.”
O Jane's Defense Systems News informou em janeiro de 2008, que Teerã estava na fase final das negociações com a Bielorrússia para o fornecimento de 2 sistemas S-300PT.
A Bielorrússia supostamente cancelou o pedido de US$ 140 milhões (incluindo partes, manutenção e formação) dos sistemas desatualizados, que foram instalados perto de Minsk.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário