Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Atiradores 'mercenários' do Talibã levaram o terror às tropas britânicas no Afeganistão


O jornal britânico Daily Mail reportou hoje em seu site que 4 atiradores estrangeiros contratos pelo Talibã foram caçados e posteriormente mortos em um ataque aéreo.

Os mercenários foram encontrados pelas Forças Especiais Britânicas, na província de Helmand, no Afeganistão, depois de informações dos locais. Eles foram colocados sob extrema vigilância, até que suas identidades foram confirmadas, quando isso aconteceu, um ataque aéreo foi ordenado.

A operação colocou em fim uma matança que durou semanas e que poderia ter causada a morte de até 10 soldados britânicos.

Recrutados no Paquistão, Egito e Chechênia, os atiradores poderia matar a uma distância de quase 600 metros e por isso foram considerados uma séria ameaça pelos comandantes britânicos.

Sapper Darren Foster, de 20 anos, foi uma vítima dos atiradores. Ele foi morto por um tiro a uma distância de 550 metros. O tiro passou por um vão de 22cm, em um posto de observação perto de Sangin.

Acredita-se que os atiradores foram contratos pelo Talibã para realizar caçar alvos específicos da OTAN, como soldados especializados, tais como especialistas em desarmar explosivos.  A primeira dupla foi capturada em Sangin há 10 dias e a outra dupla fora encontra na quinta-feira passada.

Quando suas identidades foram confirmadas e suas posições foram descobertas, pilotos de americanos de caça F-16 foram enviados à localidade e despejaram sob os atiradores bombas de alto poder de destruição. O resultado: Todos mortos! A ação foi limpa e não vitimou civis, segundo o jornal britânico.

Em ambos os casos, as Forças Especiais Britâncias (SAS e SBS), trabalharam em conjunto com as Forças Especiais Americanas e Afegãs.

Os Marines americanos destacaram o problema dos snipers quando chegaram em Sangin. A cidade é um reduto de insurgentes e, é considerado o lugar mais perigoso do Afeganistão e provou ser, quando um atirador do Talibã matou 4 homens e feriu outro em um período de 7 dias.

O Major-General Messenger Gordon, um porta-voz do MoD no Afeganistão disse: “O que os garotos (soldados) estão vivenciando em solo, não só em Sangin, mas como também em Nad-e Ali, é o maior utilização da tática de tiro único (tiro de precisão) à distância.”

Em uma matéria cujo o título é “Temor de atirador mercenário em cidade afegã depois da morte de soldado britânico”, o jornal The Daily Telegraph descreve com riqueza de detalhes a ação desses atiradores.

O jornal também menciona a morte de Sapper Darren Foster e acrescenta que o tiro que causou a morte do soldado britânico passara por uma fenda de um vidro blindado.

O jornal descreve a morte de um Marine americano que foi morto quando desembarcou do seu veículo para remover um saco de lixo do interior do mesmo.

O jornal The Daily Telegraph aínda cogitou a hipóteses de serem mercenários vindos do Irã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário