Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Atiradores sírios agora dispõe de rifle de extrema precisão russo

Soldado sírio se familiariza com um rifle MTS-116M
As Forças de Bashar Al-Assad ganharam uma sobrevida com a ajuda pontual da Força Aérea Russa, não podemos negar.

Os russos também deram ao ditador sírio uma moderna sala de gerenciamento, que conta com oficiais do alto escalão das Forças Armadas Russas, Hizbollah, Corpo dos Guardiões da República Islâmica do Irã (IRGC) e do próprio Exército Sírio.

O Exército Sírio, antes carente de equipamentos de ponta, agora passa a contar com equipamentos melhores, a maioria fornecidos pelo governo russo.

Uma arma pequena me chamou a atenção há algumas semanas, isso porque eu jamais tivera visto antes, ainda mais em forças no Oriente Médio.

Eu me refiro ao rifle de precisão russo MTS-116M, rifle esse que agora está nas mãos de muitos atiradores das Forças de Assad, inclusive em uma unidade de mulheres da Guarda Republicana, as quais lutam em Jobar, subúrbio de Damasco, capital síria.

O rifle MTS-116M foi desenvolvimento no ano de 1997 por engenheiros da TsKIB COO (Central Design and Research Bureau of Sporting and Hunting Arms), uma subsidiária da KBP Instrument Design Bureau, uma renomada empresa na cidade russa de Tula.

Pouco desconhecido do público geral, o rifle MTS-116M foi desenvolvido às bases do rifle MP-116, rifle desenvolvido com a finalidade desportiva.

Agora a versão MTS-116M serve as unidades anti-terroristas russas por ter maior precisão que uma grande variedade de rifles.

O novo rifle, além de mais precisa, é mais confortável para o atirador, uma vez que tem uma coronha ajustável e apoio para o rosto.

A pedido dos militares russos, o rifle MTS-116M foi visto como grande potencial futuro e pediram várias mudanças.

O rifle MTS-116M é configurado em calibre 7.62×54mmR e pode ser utilizado em qualquer ambiente que variem entre -50º e +50º. O rifle tem alcance efeito de 800 metros, não deixando a dever nesse sentido aos rifles da mesma classe. Ele pesa cerca de 6,5 kg, já vem de fábrica com um bipé e vem com uma mira POSP 8x42 ou uma mira PKS-07U. Há dois carregadores para ele, um com 5 munições e outro com 10 munições.

Devemos notar que os russos realizam disparos com o rifle MTS-116M dotado de uma munição com núcle de aço 7N1. Apesar de usar uma munição ligeramente inferior do que as usadas no desporto, o MTS-116M desbanca facilmente deu predecessor, o lendário SVD Druganov. Mas sejamos justos: O SVD Dragunov nunca foi um rifle sniper puro.

Ah, ia me esquecendo: O MTS-116M tem uma precisão de 0.5 MOA, a mesma precisa do rifle sniper SR-25, utilizado pelos fuzileiros americanos.


2 comentários:

  1. Imaginei que SVD Dragunov era o top, pois é muito popular. Bom saber que os Russos desenvolveram algo melhor.

    ResponderExcluir
  2. Estranho...
    Nunca vi um rifle de precisao com cano tao curto

    ResponderExcluir