Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Otan quer ajudar Ucrânia a combater separatistas apoiados pela Rússia

A Otan está "fazendo sua parte" para ajudar a Ucrânia a enfrentar a ameaça russa. O número 2 da organização, Alexander Vershbow, afirmou nesta segunda-feira (2), em Oslo (Noruega), que a aliança está aumentando a cooperação com Kiev. Esses maiores vínculos com o Executivo ucraniano consistem em assessorar o Exército, realizar exercícios militares conjuntos e financiar a modernização das forças armadas ucranianas por meio de cinco fundos financeiros que os aliados alimentam.

Fontes oficiais da organização apoiam a assistência a um país que divide fronteiras com a União Europeia e a Rússia, mas afirmam que uma eventual remessa de armamentos --como a que estão considerando os Estados Unidos, segundo publicou o jornal "The New York Times"-- depende de cada Estado membro.

O jornal nova-iorquino atribuiu à Otan a defesa dessa nova doutrina de fornecer armas defensivas a Kiev, uma ideia que até agora havia sido excluída na organização com sede em Bruxelas (Bélgica). A chave está na pessoa que o jornal cita como suposto defensor do envio de material defensivo: o general Philip Breedlove. Esse militar tem duas funções: comandante das forças armadas dos EUA na Europa e responsável militar máximo da Otan.

A organização entende que essa posição, que não confirma, corresponderia, em todo caso, a sua missão americana. "O general apoia a busca de uma solução diplomática, assim como a consideração de formas de apoio prático ao governo da Ucrânia em sua luta contra os separatistas respaldados pela Rússia, incluindo o apoio à comissão conjunta entre EUA e a Ucrânia em seus esforços para melhorar a capacidade das forças armadas ucranianas", afirmou a este jornal um porta-voz de Breedlove.

O secretário-geral adjunto da Otan lembrou, também em Oslo, a contribuição dos países para melhorar as capacidades militares ucranianas e elevou o tom contra a Rússia. Depois do recrudescimento do conflito na Ucrânia, Vershbow acusou o presidente Vladimir Putin de "embarcar em uma campanha nacionalista" e de "pedir aos russos que aceitem menos democracia por mais prosperidade", apesar de hoje o país enfrentar uma forte crise econômica.

Vershbow instou a ter paciência e inclusive a aumentar a pressão. "A Rússia espera que levantemos as sanções e voltemos à situação normal. Isso foi basicamente o que fizemos depois da guerra da Geórgia em 2008. Mas, desta vez, escolhemos nosso caminho e devemos nos manter nele. Devemos ficar unidos e aumentar os custos que a Rússia recebe por sua agressão", afirmou em clara referência à política de sanções econômicas e isolamento diplomático que o Ocidente aplica à Rússia desde a anexação da Crimeia, em março de 2014.

O desafio russo "ameaça não só a Ucrânia como a segurança europeia e global de maneira mais geral", alertou esse alto funcionário. Os ministros da Defesa dos 28 aliados se reunirão nesta quinta-feira em Bruxelas.

3 comentários:

  1. Os EUA começaram isso e agora jogam a culpa toda na Rússia. Hipocrisia gera hipocrisia.

    http://br.sputniknews.com/portuguese.ruvr.ru/news/2015_02_01/Obama-admite-participa-o-dos-EUA-no-golpe-de-Estado-na-Ucr-nia-1754/

    ResponderExcluir
  2. Os EUA e a Europa cometeram o maior erro de suas histórias desde a segunda guerra mundial, porque?
    -Não cumpriram os acordos assinados com a URSS extinta e está avançando devagarinho para o leste europeu, e com isso abriu as portas totalmente para a Russia incorporar Ucrânia, Georgia e outros países que lhe pertenceram na época URSS, eles podem até avançar para a Europa Oriental, mas mesmo assim perderão todas a ex repúblicas sóviéticas, não é culpa da Russia, porque ela não tinha a intenção de voltar a incorporar esses países, mas os EUA principalmente a forçaram a isso, a cada passo que a OTAN der dentro da Europa, a Russia dará também um passo pra frente na medida da dada pelos Europeus e EUA, a Russia vai se recompor, não será completa, mas que vai com toda certeza, bem feito a Russia não pode mais confiar nos EUA, não vai ter OTAN que dei jeito na UCRANIA E na GEORGIA, esses países já eram com suas liberdades é questão de tempo, isso me faz lembrar 1962, quando os EUA foi pego de surpresa pela Russia, e olhamos bem, que a Russia tinha tudo para liquidar os EUA primeiramente, mas não o fizeram, mas se fossem os EUA, com toda certeza tentariam, os Russos sempre foram sensatos em suas atitudes, surpresas virão pela reação da Russia, é questão de esperar, repito surpresa é a maior arma dos Russos, 1962 eu assisti e ví, a unica coisa que ajuda os EUA é a imprensa e televisões com suas mentiras, se unem para derrubar os Russos mas é difícil demais, e não brincar com os mesmos em guerra por terra, porque quando eles reagem é de doldão, vão levando tudo que tem pela frente, não existe exercito nenhum no mundo preparado para enfrentar a Russia terrestremente, por terra é com eles mesmos, são ferozes, Gostaria de ver os EUA colocar suas tropas frente a frente com os Russos, porque com certeza eles iriam tremer nas bases, as tropas terrestres americanas não aguentam as dos Russos isso é tudo propaganda, aguardem repito a cada avanço da otan corresponderá a um avanço da Russia rumo a fronteira polonesa e os demais, tudo ali vai ser incorporado com o tempo. CULPA É DE QUEM? da RUSSIA?

    ResponderExcluir
  3. N.K.V.D. - Socijalisticka Federativna Republika Jugoslavija

    http://youtu.be/eRHzA1bO58U


    MORRA OTAN!!!

    kkkkkkkkkkk Bastardos.....




    ResponderExcluir