O BrahMos é um míssil de cruzeiro hipersônico, cujo alcance é de cerca de 300 km. O míssil pode alcance a velocidade de 3,700 km/h.
Concebido no começo dos anos 2000, esse míssil que é considerado o mais rápido do mundo, só é operado pela Índia. O míssil é uma operacional no Exército Indiano desde 2006.
O BrahMos foi concebido pela companhia BrahMos Aerospace Limited, uma joint-venture entre a companhia russa NPO Mashinostroyenia e a organização de pesquisa militar da Índia, a DRDO.
O BrahMos é concebido às bases do míssil russo P-700 Granit, um dos mais temidos do mundo.
Mostraram interesse pelo míssil: Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, além do país africano África do Sul.
O míssil mais mortal dessa categoria chama a atenção por ter sido concebido ao custo de US$ 300 milhões, uma merreca se considerarmos que somente as encomendas para as Forças Armadas Indianas atingiram US$ 5.5 bilhões.
O míssil pode ser utilizado em terra em plataforma móveis, em navios ou em aeronaves. O míssil pode ser utilizado como míssil de cruzeiro convencional e também como míssil anti-navio. Disparado por um navio, por exemplo, o míssil voa a 3 metros da superfície do mar, assim dificulta a sua destruição pelo inimigo.
Apesar da mídia ter se revelado ufanista e ter dado como certo a aquisição desse míssil pelos países citados, as negociações ainda são tímidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário