Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

sexta-feira, 29 de março de 2013

Rússia desenvolve submarinos de pequenas dimensões para sua Armada

Acima os dois submarinos do Project 865 Piranha

A Malakhit Design Bureau, estaleiro com sede em São Petersburgo, trabalha no projeto de desenvolvimento de submarinos de pequenas dimensões, informou hoje (29) Igor Zakharov, vice-presidente da United Shipbuilding Corporation (OSK por sua sigla em russo).

Segundo Zakharov, os submarinos dessa classe terão uma grande procura nos mercados da região Ásia sul-oriental devido a sua capacidade de operar nos mares de pouco profundidade.

Por sua parte, o assessor da Malakhit Design Bureau, Alexander Terenov, manifestou que a Armada Russa deve incorporar submarinos de pequenas dimensões para que cumpram missões de diversas tipos no Mar Negro e Mar Báltico, incluindo a proteção de bases navais.

Terenov também recordou que na década de 1980, a URSS desenvolveu submarinos de pequenas dimensões, o maior exemplo foram os submarinos do Project 865 Piranha que a Armada teve em seus arsenais de 1991 até 1999. Na opinião de Terenov, esses submarinos são multifuncionais capazes de utilizar mísseis e torpedos com muita eficiência.

Foram construídos 2 submarinos do Project 865 Piranha, o MS-520 e o MS-521, que deslocavam 319 toneladas. Eles tinham 28,3 metros de cumprimento, 4,7 de largura e uma altura de 5,1 metros, desenvolviam uma velocidade máxima de até 7 nós e seu "mergulho" máximo era de 200 metros.

8 comentários:

  1. A mt tempo venho falando p o BRASIL entrar nessa de pequenos submarinos p a n MB, e em grande numero p policiar e p atake mesmo. Um exemplo de eficiência dos mesmos e o atake de m deste subs a um navio de guerra Sul Coreanos , onde mostrou o qto são eficazes e letais...assim como dirigiveis p ajuda a vigiar n mares , florestas ,às comunicações e tranporstes de tudo e em tempo bem reduzido...Sds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que eles não devem ter muito alcance. Para defender um país do tamanho do Brasil, com uma costa enorme e em mar aberto, não tem muita utilidade, pois tem pouco alcance e pouca velocidade...

      Excluir
    2. Submarinos nucleares são para águas rasas, prover a segurança de bases militares e afins, é uma arma para a defesa. O Brasil precisa ser defendido em águas internacionais e não na sua costa.

      Excluir
    3. E comparar a situação do litigio da Coréia do Norte com o Sul, com o Brasil é errônea demais.

      E outra, ninguém pode afirmar que foi um submarino que atacou a fragata sul-coreana.

      Excluir
  2. Acho que poderia ser mais avaliado o uso de sistemas submersos de defesa nas áreas fluviais estratégicas brasileiras. Impedindo grandes incursões inimigas nestas regiões.
    Seja com drones ou mini-submarinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem faz isso em dia? Ninguém!

      Excluir
    2. Gostaria de saber se o projeto do submarino nuclear tem a ver apenas com a salvaguarda dos interesses do setor energético internacional (pré-sal). Pois o Brasil detentor de uma região privilegiada em clima e recursos não dar atenção à periculosidade vinda de fora via norte é de se estranhar.

      Excluir
    3. Leia: http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2013/03/a-importancia-da-construcao-do.html

      Excluir