Social Icons

https://twitter.com/blogoinformantefacebookhttps://plus.google.com/103661639773939601688rss feedemail

quinta-feira, 21 de março de 2013

EUA analisam se Assad cruzou 'linha vermelha'


Regime sírio e oposição trocam acusações por suposto ataque com armas químicas

Bashar al-Assad 
Se confirmado, o uso de armas químicas pelo regime sírio, será uma "mudança de jogo", afirmou ontem, em tom de ameaça o presidente americano, Barack Obama.

No dia anterior, rebeldes e governo trocaram acusações por um ataque que teria usado esse tipo de arma na província de Aleppo, no norte do país. Segundo o regime de Bashar Assad, ao menos 25 pessoas morreram e 85 ficaram feridas na ação.

Obama disse ter pedido uma investigação para saber se essa "linha vermelha" foi cruzada pelo governo sírio.

"Uma vez estabelecidos os fatos, já deixei claro que o uso de armas químicas é uma mudança de jogo", disse, durante visita a Israel. "O regime Assad precisa entender que será responsabilizado pelo uso de armas químicas ou por sua transferência a terroristas."

Ontem, o regime pediu à ONU (Organização das Nações Unidas) que estabeleça uma missão "independente" para investigar o ataque. A Coalizão Nacional Síria, principal força de oposição, também pediu uma investigação internacional sobre o episódio.

Segundo Martin Nesirky, porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o pedido está sendo estudado.

Esse pode ter sido o primeiro ataque com armas químicas no conflito que já dura dois anos. Segundo um fotógrafo da Reuters que estava na cidade de Aleppo, diversas pessoas chegaram ao hospital da universidade local com problemas respiratórios. Algumas testemunhas disseram ter sentido cheiro de cloro próximo ao local do ataque.

Especula-se que a Síria tenha o maior arsenal de armas químicas do mundo, que incluiria gás mostarda, gás Sarin e o poderoso VX.

4 comentários:

  1. Eu não acredito que Assad usou arma química. NA minha opinião os EUA estão incentivando os Terroristas a usar essas armas , para depois colocar a culpa em Assad. Depois vão usar essa justificativa para invasão. È tudo isso que os EUA queriam.


    UFC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os desavisados de plantão devem avisar ao Obama que a Linha Vermelha que ele e sua patota(OTAN=iSSrael=CCG) tanto falam está situada na PRAÇA VERMELHA em Moscou e que essa linha passa em cima da mesa de trabalho do sr. PUTIN. Portanto tenham muito cuidado com as palavras pq não vão transformar a Síria em Líbia e nem o Assad em Kadafi, pq quem teve como presidente-ditador-facínora Bush e vice-ditador Richard Bruce "Dick" Cheney e secretários: Donald Henry Rumsfeld / Condoleezza Rice não tem moral para ameaçar quem quer que seja neste mundo dos vivos.

      Excluir
  2. É isso aí! Na época do Vietinã, com o uso do agente laranja, e na época do Irã-Iraque, os americanos financiaram os iraquaianos até com armas químicas... mas ao que consta, ele,americanos não ultrapassaram a linha vermelha!

    ResponderExcluir
  3. O tio sam cruzou a linha vermerlha no Irak, uma guerra claramente ilegal, se é q tem guerra legal, e at[é o momento os seus mentores estão livres pertubando a pz e memoria do planeta c seus crimes impunes até hj. Sds.

    ResponderExcluir